Perto da Série A, Bahia já deixou acesso escapar nas últimas 10 rodadas em 2015
Tricolor passou boa parte daquele campeonato no G4, mas acabou caindo de rendimento

Foto: Felipe Oliveira/ECB
Faltando apenas 10 partidas para o final da Série B, o Bahia agora vive a expectativa de conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro. Com 50 pontos conquistados, o time baiano ocupa a segunda colocação e vive boa fase na competição, mas foi exatamente nesse período de uma outra edição da Segundona em que o Tricolor acabou desperdiçando uma chance de retorno imediato à Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano de 2015 foi de grandes decepções para a torcida do Esquadrão de Aço. Vice-campeão da Copa do Nordeste, o Bahia viu suas chances de voltar para a Primeira Divisão indo embora muito por conta de um desempenho ruim nas últimas 10 rodadas da competição. O Tricolor não tinha grande vantagem para o 5º colocado na ocasião, mas estava em 4º e tinha apenas três pontos a menos que nesta Série B, com 47, dois a mais que o primeiro time fora do G4, que era o América-MG.
Com apenas três triunfos naquela reta final de Segundona, o time baiano acumulou fracassos em confrontos diretos da parte de cima da tabela. Após perder o clássico para o Vitória na 29ª rodada, o Bahia foi derrotado para o Santa Cruz, também na Arena Fonte Nova. Em visita a um embalado Botafogo, que acabou conquistando o título, outro revés.
Mesmo tendo passado boa parte do campeonato no G4, a pouca gordura fez com que o Tricolor caísse da quarta para a oitava posição após perder para os pernambucanos. Entretanto, apenas um ponto separava o Bahia do Santa, que assumiu a quarta colocação com o resultado.
A grande queda de rendimento da equipe foi confirmada quando vieram os confrontos contra times que acabaram rebaixados naquela Série B. Em seus domínios, o Esquadrão não conseguiu vencer o afundado ABC e na rodada seguinte foi goleado por 3 a 0 pelo Boa Esporte, em Varginha-MG. A equipe mineira nem sequer brigava mais pela permanência naquele momento, pois já havia tido a queda para a Série C decretada matematicamente.
O Bahia viu seus concorrentes embalarem e a permanência na Série B foi confirmada ainda na 36ª rodada, após os vexames em sequência para equipes que caíram com campanhas muito ruins, terminando aquele campeonato na 9ª colocação, com 58 pontos. O quarto colocado naquela edição da Segundona foi exatamente o América-MG, que estava logo atrás do Tricolor depois do encerramento da 28ª rodada. O time mineiro fez uma campanha de 65 pontos, 15 a mais do que o Tricolor já conquistou na Segunda Divisão deste ano.
Temporada atual
Voltando para 2022, a situação atual é bem mais favorável para o Esquadrão de Aço. A equipe de Enderson Moreira acumula uma boa margem de nove pontos a mais que o primeiro time fora do G4, que é o Londrina. Apesar de ainda ter confrontos diretos restando na competição, o Bahia tem uma vantagem que não conseguiu abrir em nenhum momento de 2015.
Após derrotar o Tombense por 3 a 1 no sábado (3), o Bahia chegou a 98.2 % de chance de acesso, segundo o site 'Chance de Gol'. O Tricolor agora fará dois jogos decisivos fora de casa, contra o Criciúma, na quinta-feira (8), e o Sport na próxima segunda-feira (12). O time pernambucano está na 6ª colocação e ainda tenta uma vaga no G4.
Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes*