NotíciasEsportesO Vitória fica! Leão vence o São Paulo por 1 a 0 no Barradão e garante a permanência na Série A

O Vitória fica! Leão vence o São Paulo por 1 a 0 no Barradão e garante a permanência na Série A

O Leão contou com os tropeços de Fortaleza e Ceará para permanecer na primeira divisão

| Autor: Gustavo Nascimento
O Vitória fica! Leão vence o São Paulo por 1 a 0 no Barradão e garante a permanência na Série A

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Com o Barradão lotado, o Vitória enfrentou o São Paulo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, neste domingo (7), e venceu por 1 a 0, resultado que garantiu o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O volante Gabriel Baralhas, no segundo tempo, marcou o gol da permanência do Leão. 

Na raça, na coragem e na fé. Foi assim que o Vitória conseguiu virar a página dos sucessivos vexames do início do ano e voltar a competir como um time de elite para permanecer na elite do futebol brasileiro.

Depois das eliminações em sequência na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Sul-americana e o vice do Campeonato Baiano, o Vitória começou mal no Brasileirão e passou muito perto de garantir um virtual rebaixamento de forma precoce. Contudo, a chegada de Jair Ventura trouxe uma renovação nos ânimos da equipe, que conseguiu uma arrancada impressionante no segundo turno e começou a conquistar pontos que antes eram praticamente inalcançáveis. 

O Barradão voltou a ser um porto seguro e o time reaprendeu a sofrer com sabedoria, ao mesmo tempo que atacava com efetividade. E, como sempre, a força das arquibancadas se fez presente para empurrar o Leão da Barra na luta contra o rebaixamento.

O jogo

Com alguns minutos de atraso por conta da espera pelos outros jogos da rodada, o jogo começou tenso e estudado como o esperado. A primeira finalização do jogo saiu por volta dos cinco minutos dos pés de Erick, que recuperou a bola na área adversária, limpou a marcação e bateu fraco contra o gol defendido por Rafael.

Com o passar do tempo, a pressão das arquibancadas contaminou o campo e o Vitória passou a controlar as ações ofensivas da partida. Aos oito minutos, Kayzer foi lançado dentro da área e derrubado por Arboleda após disputa de bola. A torcida e os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio interpretou como lance normal e o jogo seguiu.

O Vitória seguiu pressionando e chegou com perigo novamente aos 18 minutos com Renato Kayzer após a bola sobrar na pequena área. O artilheiro do Leão foi parado por uma defesa à queima-roupa de Rafael. Aos 22 minutos, mais uma boa chegada: Erick, de fora da área, bateu colocado e obrigou Rafael a fazer mais uma grande defesa.

A blitz seguiu e, aos 31 minutos de jogo, Willian Oliveira interceptou um lançamento do São Paulo e bateu forte da entrada da área, tentativa que parou mais uma vez nas mãos de Rafael, o nome da partida até então.

Já nos acréscimos, o São Paulo teve uma boa escapada em contra-ataque, com Tapia saindo cara a cara com Thiago Couto. Mais uma vez, o goleiro do Leão apareceu de forma decisiva para fechar o gol e evitar que o Vitória tivesse desvantagem no placar mesmo com o jogo controlado. 

Um dado que materializa a superioridade do Vitória na primeira etapa foram as 13 finalizações, seis delas no alvo, contra apenas três chutes do São Paulo.

Para manter o ritmo forte e tentar construir o resultado positivo, Jair Ventura optou pelas entradas de Matheuzinho e Dudu logo no início da segunda etapa. Aitor Cantalapiedra e Willian Oliveira saíram.

O roteiro do início da segunda etapa foi o mesmo de quase toda a primeira: pressão do Vitória e um São Paulo acuado. Contudo, o controle foi sendo substituído pelo nervosismo e o time visitante passou a gostar do jogo. 

Ainda na tentativa de colocar o Vitória em vantagem, Jair Ventura tirou Caceres de campo para a entrada de Fabri, recuando Erick para fazer a ala direita. Assim, o Vitória trocou a segurança defensiva por poder de fogo pelo lado direito. 

Cinco minutos após a mudança, o Vitória recuperou a bola no campo de ataque e Fabri dominou dentro da área, ajeitando para Baralhas, que passava livre pela direita. O camisa 44 não perdoou e bateu rasteiro na saída do, até então, intransponível Rafael para fazer 1 a 0. 

Pouco depois do gol, Jair Ventura promoveu a entrada de Renzo Lopez para dar mais competitividade física e força para o Vitória, sobretudo nas bolas aéreas. Por sua vez, o São Paulo não conseguiu chegar com perigo ao do Vitória, que diminuiu o ritmo e passou a explorar saídas em contra-ataque. 

O final de jogo foi tenso, mas sem sustos para o Vitória, que segurou a vantagem no placar até o apito final.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas