NBA: entenda como funciona a liga de basquete mais globalizada do mundo
Confira como funciona, onde assistir e quais são os times favoritos para campeão da temporada 2024/2025
Foto: Reprodução/@kingjames
Na última terça-feira (22), a maior liga de basquete do mundo, conhecida como NBA (National Basketball Association) se deu início, para a temporada 2024/2025. Com isso, conheça um pouco sobre como funciona a liga, suas regras únicas, onde assistir e os times favoritos à disputa do título.
Reprodução/@NBA
Como funciona a NBA
A NBA (National Basketball Association) é a principal liga de basquete profissional dos Estados Unidos e a liga mais importantes do mundo, devido à globalização. Fundada em 1946, a liga conta com 30 equipes, divididas em duas conferências: Leste e Oeste. Cada conferência é composta por três divisões de cinco equipes cada. A temporada regular da NBA tem 82 jogos para cada time, com metade dos jogos sendo disputados em casa e a outra metade fora.
As regras básicas do basquete na NBA incluem quatro períodos de 12 minutos, com cada equipe tendo cinco jogadores em quadra. As principais infrações incluem faltas pessoais e violações de tempo, como o limite de 24 segundos para tentar um arremesso. Cada time pode pedir até sete tempos por jogo, e as prorrogações, caso o jogo termine empatado, são de cinco minutos.
Após a temporada regular, 16 times (8 de cada conferência) se classificam para os playoffs, que funcionam no formato de mata-mata. As equipes se enfrentam em séries de até sete jogos, onde o time que vencer quatro partidas avança para a próxima fase. Os playoffs são divididos em três rodadas (quartas de final, semifinais e finais de conferência), até que os campeões de cada conferência se enfrentam nas Finais da NBA, também disputadas em uma série de sete jogos, para definir o campeão da temporada.
Reprodução/@NBA
Durante a temporada regular, são distribuídos diversos troféus para seus destaques, tanto individual quanto coletivamente:
•Troféu Larry O'Brien – Entregue ao time campeão da NBA. Essa é a ambição de todos os times, sendo entregue ao vencedor das Finais da NBA. O último campeão foi o BOSTON CELTICS
•Troféu Bill Russell de MVP das Finais da NBA – Premiando o jogador mais valioso (MVP) das Finais, esse troféu destaca o atleta que teve o maior impacto na série final. O último vencedor do MVP das finais foi JAYLEN BROWN, dos Boston Celtics.
•Troféu de MVP da Temporada Regular – Dado ao jogador considerado o melhor durante a temporada regular de 82 jogos. O último MVP da temporada regular foi Nikola Jokic do Denver Nuggets.
•Troféu de Rookie of the Year (Calouro do Ano) – Concedido ao melhor jogador em sua primeira temporada na liga. Que do último ano foi o Victor Wembanyama, do Spurs, um dos maiores prospectos da história do esporte.
•Troféu de Defensive Player of the Year (Jogador Defensivo do Ano) – Premiando o jogador que teve o melhor desempenho defensivo durante a temporada. Dado ao pivô Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves.
•Troféu de Most Improved Player (Jogador que Mais evoluiu comparada com temporada passada) – Dado ao atleta que demonstrou a maior melhoria em seu desempenho de uma temporada para outra. O jogador vencedor do MIP da última temporada foi o armador do Philadelphia 76ers, Tyrese Maxey.
•Troféu de Sixth Man of the Year (Sexto Homem do Ano) – Entregue ao melhor jogador que sai do banco, atuando como reserva com minutos durante a maioria dos jogos. Para essa premiação, o vencedor foi Naz Reid, do Minnesota Timberwolves.
•Troféu de Coach of the Year (Técnico do Ano) – Dado ao treinador que teve o melhor desempenho ao longo da temporada regular. O treinador Daigneault, do Oklahoma City, ganhou o treinador do ano, da última temporada.
•Troféu de Executive of the Year (Executivo do Ano) – Concedido ao dirigente que fez o melhor trabalho na construção e gestão do elenco da equipe.O executivo do Boston Celtics, Brad Stevens, venceu o prêmio da última temporada.
Além desses troféus, existem também troféus para premiações de eventos especiais como o MVP dos All-Star Game (jogos das estrelas).
Reproduçaõ/@easymoneysniper
Onde assistir
A temporada da NBA da temporada 24/25 acontece de forma completa na plataforma de streaming NBA League Pass, além disso, os canais da ESPN, a plataforma da Disney+ e a Amazon Prime Video também transmitirão alguns jogos. O YouTube também transmitirá pelo menos um jogo por semana, de forma gratuita.
Confira próximos jogos:
Quarta-feira (23 de outubro)
20h30: Milwaukee Bucks x Philadelphia 76ers – ESPN e Disney+
23h00: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers – ESPN e Disney+
Quinta-feira (24 de outubro)
20h30: San Antonio Spurs x Dallas Mavericks – Prime Video
23h00: Oklahoma Thunder x Denver Nuggets – Prime Video
Sexta-feira (25 de outubro)
20h30: Indiana Pacers x New York Knicks – ESPN e Disney+
23h00: Phoenix Suns x Los Angeles Lakers – ESPN e Disney+
Sábado (26 de outubro)
18h00: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets – YouTube
21h30: Houston Rockets x San Antonio Spurs – Vivo
23h00: Dallas Mavericks x Phoenix Suns – Prime Video
23h30: Sacramento Kings x Los Angeles Lakers – ESPN e Disney+
Domingo (27 de outubro)
21h30: Los Angeles Clippers x Golden State Warriors – ESPN e Disney+
Terça-feira (29 de outubro)
20h30: Dallas Mavericks x Minnesota Timberwolves – Prime Video
23h00: New Orleans Pelicans x Golden State Warriors – Prime Video
Quarta-feira (30 de outubro)
20h00: Boston Celtics x Indiana Pacers – ESPN e Disney+
22h30: San Antonio Spurs x Oklahoma Thunder – ESPN e Disney+
31 de outubro, quinta-feira
21h00: Milwaukee Bucks x Memphis Grizzlies – Prime Video
23h30: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers – Prime Video
Reprodução/@NBA
Times para acompanhar
Boston Celtics: Campeão da última temporada, o Boston vem com os mesmos titulares e os mesmo jogadores de rotação continuam no time, sendo o franco favorito da liga. Os 5 titulares são Jayson Tatum, Jaylen Brown, Derick White, Kristaps Porzi??is, Jrue Holiday. Além deles tem 4 destaques no banco, que entra com uma boa minutagem na rotação: Al Horford, Payton Pritchard, Derrick White e Sam Hauser.
Oklahoma City Thunder: O time da cidade de Oklahoma, mesmo abaixo de Boston, é o franco favorito do leste. Time funcional ano passado, que chegou nas semifinais da temporada passada, mesmo com defeitos, conseguiu melhorar mais para esta, além de fortalecer seus pontos fortes. O time vem com a estrela Shai Gilgeous-Alexander, além de Chet Holmgren, Jalen Dub, Jalen Williams, Luguentz Dort e reservas como Jaylin Will, Isaiah Joe e Aaron Wiggins. Para esta temporada, trouxe Isaiah Hartenstein, jogador bom de passe e rebote, que era um dos defeitos do time. Além disso, se livrou do futuro contrato de Josh Giddey, atualmente se encontra no Chicago Bulls, e ainda conseguiu Alex Caruso, um dos melhores defensores da atualidade com a habilidade de uma boa bola de três pontos do esporte.
Reprodução/@okcthunder