MP pede condenação de Piquet por falas racistas e homofóbicas contra Hamilton
Piquet, que se referiu a Hamilton com o termo "neguinho"

Foto: Reprodução
O ex-piloto da F1 Nelson Piquet teve condenação pedida pelo Ministério Público do Distrito Federal (MP-DTF) em processo movido devido a falas racistas e homofóbicas proferidas pelo tricampeão contra Lewis Hamilton, durante entrevistas de 2021.
Piquet, que se referiu a Hamilton com o termo "neguinho", é passível de responsabilidade civil por ato ilícito e pode pagar R$ 10 milhões em indenização.
Segundo o ge.globo, a defesa do ex-piloto tentou justificar que as falas dele não configuram racismo, mas sim injúria racial, o que a promotora do caso contestou por também afetar pessoas negras, e a injúria racial ser fruto do racismo. O Governo Federal sancionou, em janeiro deste ano, uma lei que tipifica a injúria racial como crime de racismo.
A defesa de Piquet justificou ainda que sua conduta "não teve dolo", e que ele não poderia se retratar, como foi solicitado no processo, por não possuir redes sociais e já ter se desculpado espontaneamente. Entretanto, dias após emitir uma nota através da imprensa, o tricampeão disse não ver nada errado em suas falas.
A FALA
Em entrevista realizada com um canal de vídeo no fim de 2021, o ex-piloto se refere a Hamilton por duas vezes como "neguinho" ao opinar sobre a batida do heptacampeão com Max Verstappen, atual bicampeão e seu genro, no GP da Inglaterra de 2021.
“O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fud** [Verstappen]. Fez uma put* sacanagem”, disse Piquet na época.
Em outro fragmento de vídeo, o brasileiro volta a citar Hamilton com a mesma expressão, ofende o antigo rival Keke Rosberg (campeão da F1 em 1982 e pai de Nico Rosberg, colega e adversário de Hamilton de 2013 a 2016). Neste, Piquet ainda tem uma fala homofóbica, sugerindo que Hamilton foi derrotado por Nico na temporada 2016 por "estar dando mais c*".
Leia mais: Nelson Piquet chama Hamilton de 'neguinho' ao comentar acidente na Fórmula 1
Leia mais: Presente em protestos bolsonaristas, Nelson Piquet pede Lula "no cemitério"