NotíciasEsporteMais um Bahia! Ouvidoria da CBF confirma erro da arbitragem contra o Tricolor

Mais um Bahia! Ouvidoria da CBF confirma erro da arbitragem contra o Tricolor

O erro aconteceu no duelo realizado contra o Fluminense

| Autor: Redação

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação

Em mais uma reclamação, por conta de um possível erro de arbitragem, a Ouvidoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu parecer favorável à reclamação do Bahia. O Tricolor alega que houve um pênalti ao seu favor no primeiro tempo do jogo contra o Fluminense, realizado no último domingo, no lance envolvendo o atacante Caio Paulista do time do Rio de Janeiro.

‘Nota-se pelas imagens do clip lançado no Portal do Árbitro da CBF, que o defensor, ainda que não de modo deliberado, praticou a infração. Com efeito, em que pese, inicialmente, o jogador haver pulado para tentar cabecear a bola, sua ação foi praticada com os braços muito abertos, ampliando o espaço do seu corpo e, assim, em posição antinatural, porque incompatível com o movimento para jogar. Além disso, após a bola passar por si e retornar em sua direção, conquanto, agora, estivesse de costas, ainda manteve os braços bem abertos, o que caracterizou a denominada ação de bloqueio, pois não estava mais disputando a bola”, diz trecho da nota oficial.

A nota também cita o erro do VAR na condução do lance. “No que toca ao VAR, o equívoco não se justifica por nenhum viés. Com efeito, se as imagens lhe foram disponibilizadas e revelam que a posição do braço do defensor era incompatível como movimento realizado para jogar ou para tentar jogar a bola, sua atuação não poderia ser outra senão recomendar a revisão. A conclusão sobre os erros de ambos os oficiais de arbitragem, inclusive do AVAR, ensejaria recomendação da Ouvidoria para que a Comissão, com apoio da Escola de Arbitragem da CBF, orientasse os indicados profissionais sobre as corretas técnica de arbitragem; sistemática de análise das imagens dos vídeos; e, sobretudo, dos conceitos, diretrizes e forma de interpretação das infrações de mão/braço. Esta recomendação, porém, não é mais necessária, tendo em vista que as devidas orientações já foram dadas aos referidos profissionais, no evento que ocorreu na Granja Comary, denominado “Concentração da arbitragem”, de 18/11 a 08/12/2021”.

O Bahia tinha recebido parecer favorável para a reclamação em lances contra o Flamengo, Juventude e São Paulo. Desses, o duelo contra o time de Caxias poderia deixar o time baiano mais tranquilo na briga contra o rebaixamento.

O Tricolor entra em campo nesta quinta-feira (9), às 21h30, contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O time precisa vencer para não depender de nenhuma outra agremiação.
 

Tags

Notícias Relacionadas