Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks fazem 'maior troca da história' na NBA
O time de LA receberá Luka Doncic enquanto o time do Texas irá receber o pivô Anthony Davis
Foto: Divulgação/LA Lakers
Durante a madrugada deste domingo (2), uma notícia pegou o mundo do esporte de surpresa. O Los Angeles Lakers e o Dallas Mavericks fecharam uma troca que abalou o mundo da NBA, envolvendo duas das maiores estrelas da liga: Luka Doncic e Anthony Davis. A negociação, anunciada de repente, por volta das 3h da manhã deste domingo, também incluiu outros jogadores e escolhas de draft. Os Lakers receberam Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris, todos vindos do Dallas Mavericks. Em troca, os Mavericks ficaram com Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft dos Lakers em 2029. Além disso, o Utah Jazz também participou da troca, adquirindo Jalen Hood-Schifino e escolhas de segunda rodada dos Clippers e dos Mavericks de 2025.
A troca gerou reações mistas entre torcedores e especialistas. Enquanto alguns celebram a chegada de Doncic aos Lakers, outros lamentam a perda de um dos maiores jogadores europeus de todos os tempos. O pai de Luka, Sasa Doncic, criticou a troca, chamando-a de "hipocrisia" e afirmando que seu filho não merecia ser trocado dessa forma. Por outro lado, Nico Harrison, gerente geral dos Mavericks, justificou a troca pela "superioridade defensiva" de Anthony Davis e pela preocupação com a situação contratual de Doncic. A troca também foi vista como uma tentativa dos Mavericks de construir um time mais competitivo para o presente e o futuro.
Com a chegada de Doncic, os Lakers esperam formar uma dupla poderosa ao lado de LeBron James. A expectativa é que Doncic, que tem apenas 25 anos, continue sua ascensão na NBA e traga mais sucesso à franquia de Los Angeles que não vence um título da NBA desde a temporada que ficou conhecida como 'bolha' e aconteceu durante a pandemia.