Kings League: A nova modalidade baseada no futebol que chamou a atenção do público
Da mente de um profissional, para os amantes de esporte e e-sports
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No período de férias do ano de 2025, a internet mundial descobriu um grande fenômeno chamado Kings League, uma nova modalidade derivada do Futebol, que mistura o esporte com o mundo dos gamers e dos streamers. A Kings é uma obra criada pelo ex-jogador de futebol Gerard Piqué e do streamer espanhol Ibai Llanos. Com início em novembro de 2022, a competição teve o primeiro passo na Espanha, tendo regras inusitadas e um jogo frenético, a competição caiu rapidamente na graça do público.
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REGRAS:
A modalidade tem regras bem diferentes do futebol original, justamente para o jogo se manter em alta rotação constantemente. De acordo com Piqué, 90 minutos em um jogo que terminará às vezes em 0x0, não agrada mais os jovens, por isso montou uma forma diferente de ver o futebol.
As seguintes regras são:
- O jogo começa em 1x1 (Goleiro e jogador de linha, para cada time), evoluindo com o passar do tempo para, 2x2, 3x3, até o número máximo de jogadores que seria 7x7.
- Não tem pontapé inicial, a bola é jogada do alto para o centro do campo, enquanto os jogadores do time (no início só é 1), correm de dentro do seu gol para buscar a bola.
- Substituições ilimitadas.
- O cartão amarelo significa que o jogador precisa sair por quatro minutos, já o cartão vermelho é expulsão, contudo existe a possibilidade de substituir esse jogador.
- Nos dois minutos finais da primeira etapa, se joga um dado para ver quantos atletas terá em campo. O símbolo do patrocinador, será o 1x1 igual ao começo da partida. Se cair o número 1, será Goleiro contra Goleiro, ou somente um jogador em campo. Número 2, será dois jogadores em campo (um de linha e goleiro ou dois de linha) e assim será até o número 6, do dado.
Já nos dois minutos finais, do segundo tempo, um gol irá valer dois e se a partida estiver empatada nesse momento, o jogo será decidido pelo Gol de Ouro
- Cartas Secretas. Na modalidade existem cartas que podem mudar o andamento da partida, elas são selecionadas pelos técnicos no início sem saberem quais são, até pegar a carta. As cartas existentes são: Pênalti, Shootout, Tirar um jogador adversário (a sua escolha) por 4 minutos, Gol em dobro por 4 minutos, Jogador estrela (o primeiro gol desse jogador vale 2) e Coringa (pode escolher qualquer carta ou roubar do seu adversário)
- Cada time tem um pênalti obrigatório (Esse pênalti tem que ser batido pelo presidente do clube, se não for ele, um jogador de linha baterá um shootout).
- Dois tempos de 20 minutos.
MISTURA COM O MUNDO VIRTUAL:
A Kings League traz consigo o objetivo de misturar o esporte com o entretenimento digital, por isso que os presidentes dos clubes (os 'donos' dos clubes das ligas) em sua grande maioria são compostos por streamers e / ou youtubers. Sua presença digital é muito forte, desde o seu layout, até os times e as transmissões. Sobre as equipes, algumas já existiam no âmbito do e-sports, como as brasileiras, Fúria e G3X. A G3X, foi criada pelo streamer Gaulês e participava de campeonatos de CS (Counter Strike), além de também ser uma equipe de automobilismo. Já a Fúria foi também fundada como equipe de CS, por André Akkari, Jaime Pádua e Cris Guedes.
Sobre as transmissões, não existe um canal na TV ou em TV de assinatura que comprou os direitos de transmissão da competição, ela é transmitida especialmente no YouTube e Twitch, sendo gratuito e disponível para assistir em qualquer lugar, além de possibilitar os fãs a comentarem e a participarem do jogo, ao vivo, através de comentários em tempo real, votando em decisões do jogo ou interagindo diretamente com os jogadores e criadores de conteúdo. Isso quebra a barreira entre o espectador e o evento, transformando o público em coprotagonista da experiência.
VALORES E LUCRO:
A Kings League não ganha por direito de imagem, e sim, por visualizações e patrocínios. No primeiro campeonato mundial de clubes da modalidade, o vencedor levava para casa cerca de R$ 5 milhões conforme a cotação da época, já no mundial de Seleções, que aconteceu na Itália, o título rendeu R$ 6 milhões. Esse dinheiro, para uma ideia nova, recém criada, é muito alto, porém já mostra sua força no cenário mundial. Sobre visualizações, a Copa do Mundo que ocorreu em 2025 teve cerca de 100 milhões de espectadores nos períodos dos jogos, além de cerca de 1,5 bilhões de impressões em suas redes sociais. Por conta disso, os patrocinadores não podem deixar esses números alarmantes passarem batido.
Piqué tem consigo grandes marcas apoiando o projeto, como a Spotify, McDonald's, Infojobs, além de ter como material de artigos esportivos a gigante alemã, Adidas, criando e produzindo as roupas de todos os times e seleções do universo Kings. Esses contratos de patrocínio, segundo o jornal espanhol 'El Confidencial', representam cerca de 90% das receitas do projeto.
EXPANSÃO GLOBAL:
Com seu grande sucesso, uma pequena liga na Espanha, começou a se espalhar para todo o mundo. O universo já tem duas competições em dois países, na Espanha e México, além das mundiais, a copa do mundo de clubes e a copa do mundo de seleções, porém, duas competições em dois novos países já foram anunciadas, na Itália e no Brasil.
A empresa de investimentos desportivos que promove a Kings League, a Kosmos, angariou cerca de 60 milhões de Euros (R$ 345 milhões) para impulsionar seus reforços de expansão internacional. Além de Brasil e Itália, o objetivo é criar mais ligas na Europa e nos EUA.
BRASIL E SUA FORÇA:
O apelido que o Brasil tem como "país do futebol" não é e nunca foi à toa, ser brasileiro é viver o futebol, mesmo que você não goste e, na Kings League, essa paixão pelo esporte, não seria nem um pouco diferente. O país começou a vivenciar a nova competição em 2023, na copa do mundo de clubes, quando as equipes da Fúria e da G3X participavam e representavam o país. Uma vivência que era nova não só para os fãs brasileiros, mas também para os jogadores, em campo faziam parecer que jogavam a modalidade a anos.
As duas novatas representaram bastante e surpreenderam a todos. A Fúria, comandada pelo streamer O Estagiário e pelo ex-jogador de futsal Falcão, caiu nas quartas de finais, para sua parceira brasileira G3X, do Gaulês. Já a G3X, foi mais longe, indo jogar a final, porém infelizmente perdeu para o Porcinos da Espanha. Contudo, fizeram história. Como a modalidade é baseada no Fut-7, alguns jogadores que jogam Fut-7 profissional, foram selecionados pelas instituições para representar suas equipes e no caso brasileiro, não poderia ser diferente. Há grandes jogadores para se destacar, porém, o mais 'diferente' de todos foi Kelvin Oliveira, considerado melhor do mundo de Fut-7 em 2021 e MVP nos dois campeonatos que disputou na Kings League.
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A dominância brasileira se concretizou agora em 2025, onde o país se tornou o primeiro campeão da Kings World Cup, vencendo a Colômbia pelo placar de 6 a 2. A partida e a competição foram totalmente dominadas pelo Brasil, os 37 gols em somente CINCO JOGOS são grandes provas disso. O destaque novamente foi para Kelvin, o atacante fez 19 gols nos cinco jogos (os gols de 2x, são contabilizados como só um), além de 5 gols na Final, tendo melhores números que seleções como México, Argentina, Cazaquistão, Marrocos e Espanha.
Elenco brasileiro comemorando. Reprodução/Instagram Kings League BR
Por conta da demonstração de força e profissionalismo, o Brasil vai criar sua própria liga da Kings. Segundo o próprio Piqué, essa será a liga principal de toda empresa e universo.
TIMES PROFISSIONAIS:
Em uma liga que começou somente como uma forma alternativa de futebol, seus times agora agem como profissionais. Gaulês, afirmou que assinou com algumas de suas estrelas principais da G3X, por um valor maior do que jogadores da quarta e terceira divisão do futebol profissional do Brasil. Além disso, ele criou projetos de sócios torcedores e apoiadores para arrecadar fundos para a criação do CT da G3X que irá abranger o futebol e o time de e-sport.
AO INFINITO E ALÉM:
A criação de Piqué e Ibai é uma obra-prima. Junta paixão, simplicidade, dinamismo, profissionalismo, muito marketing e acima de tudo, interesse. É um trabalho bem jovem, mas que já mostra frutos e que seu teto de potencial é muito alto, quase infinito. Particularmente é bem-visto e muito animador, além de dar uma experiência totalmente diferente do que já foi vivido anteriormente.