Histórico negativo: como visitante, Bahia só venceu o Grêmio uma única vez
O último triunfo contra os gaúchos em Porto Alegre foi em 2019, pela Série A do Brasileirão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Terceiro colocado na Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia fará o ultimo confronto direto da competição no próximo domingo (16), às 16h. Em Porto Alegre, o Esquadrão tentará quebrar um jejum contra o Grêmio, vice-líder da Segundona, em partida válida pela 36ª rodada.
O Tricolor só ganhou dos gaúchos uma única vez na Arena do Grêmio. O triunfo foi em 2019, em partida válida pela Série A do Brasileirão. Na ocasião, Marco Antônio sofreu um pênalti aos 45' do primeito tempo, que foi convertido pelo Arthur Caíke.
De lá para cá, o Bahia foi à capital gaúcha duas vezes, em 2020 e 2021, e foi derrotado nas duas ocasiões, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Os dois confrontos foram pela Primeira Divisão do Brasileiro. Na história, as duas equipes se enfrentaram 54 vezes, com 23 triunfos do Grêmio, 14 do Bahia e 17 empates.
O Esquadrão tem 56 pontos, um a menos que o Grêmio, e ficará mais perto do acesso com o triunfo, já que só faltam apenas três rodadas para o fim da Série B. Na última rodada, o time de Eduardo Barroca venceu o Brusque por 1 a 0, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, enquanto o time do Sul ficou no 1 a 1 com o Londrina, no Estádio do Café, no Paraná.
Além do retrospecto negativo em Porto Alegre, o Bahia pretende quebrar a péssima sequência como visitante no segundo turno da competição. Foram oito jogos fora de casa, com cinco derrotas e três empates.