NotíciasEsporteGabriel Medina publica desabafo contra arbitragem da WSL e recebe apoio

Gabriel Medina publica desabafo contra arbitragem da WSL e recebe apoio

Tricampeão foi eliminado em uma polêmica bateria contra o australiano Ethan Ewing, nas quartas de final da etapa de Surf Ranch

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes socias

O surfista Gabriel Medina compartilhou uma carta aberta com críticas à WSL. O tricampeão mundial contesta os critérios de julgamentos dos árbitros após ser eliminado em uma polêmica bateria contra o australiano Ethan Ewing, nas quartas de final da etapa de Surf Ranch, nos Estados Unidos, no domingo (28).

"Caro WSL, por favor, entenda a importância desta discussão. O surf é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia. No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante. Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte", iniciou

"Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos. A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte", completou Medina.

Mãe do brasileiro, Simone Medina disparou críticas contra arbitragem do Surf Ranch, comparando com uma polêmica eliminação do filho em 2016. Os campeões mundiais Filipe Toledo e Ítalo Ferreira agradeceram a Medina pela desabafo publicado nas redes sociais, e vários surfistas do Brasil e do mundo reforçaram o questionamento.

"Vergonha define. Covardes! O maior roubo da história depois de Trestles. Vocês só conseguem parar ele assim. Mas aquele que Deus escolheu para vencer, nem vocês vão conseguir", postou Simone nas redes sociais.

A lista foi longa de surfistas que apoiaram Gabriel Medina. Além de Filipinho e de Ítalo, os brasileiros Yago Dora, Adriano de Souza, Michael Rodrigues, João Chianca, Lucas Chumbo e Sophia Medina ecoaram as críticas à WSL. Ex-BBB e surfista de ondas grandes, Pedro Scooby se disse revoltado com o empate em 16,67 pontos que rendeu a vitória nos critérios de desempate a Ethan Ewing.

"Se alguém agora assistiu à bateria do Medina, esquece o lado amizade, aqui quem tá falando é o surfista. Vamos lá. Se alguém assistiu à bateria do Gabriel agora vai entender minha revolta. Para quem não assistiu, vai lá e assiste. Ethan e Medina. Compara as ondas. As ondas dos dois de backside, as ondas dos dois de frontside. Não dá para entender. Não é duvidoso. Tipo, não dá para entender. Aí fica claro que o problema dos caras é com o Medina. Lembra o episódio do Medina com o Julian (Wilson) em Portugal, lembra o episódio do Medina em Trestles quando ele tava disputando o título com o John John (Florence). Aí eu começo a entender que o problema da galera é com o Medina, mano. Tipo, a galera tem um problema com o cara. Então a questão já não é mais surfe, é quem eles querem que ganhe. Essa é a parada", disse Scooby.

Surfistas estrangeiros também apoiaram Medina, como o francês Michel Bourez e os australianos Jack Freestone e Julian Wilson, que fez um alerta à WSL.

"Perca o respeito dos surfistas e você perde seu produto. É sempre desse jeito. Pode não trazer a maior grana, mas é que oferece o melhor show", comentou Julian Wilson no post de desabafo de Medina.

Depois de Medina ser eliminado nas quartas de final, a etapa do Surf Ranch ainda teve uma final questionável com vitória do americano Griffin Colapinto sobre Ítalo Ferreira. O brasileiro campeão olímpico também ganhou apoio de Chumbinho e Scooby.

"O que eu falei sobre o Gabriel mais cedo, serve para essa final aí do Ítalo. Aí pronto. Palhaçada! Parabéns, Ítalo! Essa final você ganhou", disse Scooby.

Medina não é o primeiro brasileiro a reclamar publicamente, neste ano, das notas no Circuito Mundial de Surf. Em abril, Filipe Toledo se revoltou com os após ser eliminado na semifinal da etapa de Bells Beach, da WSL.

Tags

Notícias Relacionadas