Fifa é denunciada por abuso de poder no calendário internacional
Entidades da Europa enviaram uma queixa formal nesta segunda (14)
Foto: Reprodução/FIFA
A Fifa foi denunciada pela direção de La Liga, a European Leagues e o sindicato de futebolista FifPro, por meio de uma queixa formal enviada à Comissão Europeia nesta segunda-feira (14). O motivo da denúncia seria o abuso no calendário futebolístico mundial.
A criação do Super Mundial Clube, que acontecerá em 2025, por parte da Fifa, gerou insatisfação nos clubes e jogadores, pelo excesso de atividades presentes no calendário. A competição está prevista para acontecer entre junho e julho, período de férias, e foi estabelecida sem o consentimento de todas as partes.
"Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas" afirmou David Terrier, presidente da FifPro na Europa.
A denúncia tem o objetivo de fazer com que a Fifa seja obrigada a definir o calendário internacional levando em consideração a opinião dos clubes internacionais e dos jogadores, visando o bem-estar de todos.