NotíciasEsporteEx-Bahia, técnico Eduardo Barroca é campeão do Nordeste com 0% de aproveitamento

Ex-Bahia, técnico Eduardo Barroca é campeão do Nordeste com 0% de aproveitamento

Treinador tem histórico de assumir times em retas finais de campeonatos

| Autor: Redação
Ex-Bahia, técnico Eduardo Barroca é campeão do Nordeste com 0% de aproveitamento

Foto: Reprodução/Vozão TV

Eduardo Barroca assumiu o Ceará e conquistou o título da Copa do Nordeste de 2023, nesta quarta-feira (3). O curioso é que o técnico ex-Bahia, apesar de ter levado a taça, terminou a competição com 0% de aproveitamento.

Barroca foi contratado após o primeiro jogo da final, quando o Vozão venceu o Sport no Castelão por 2 a 1. Gustavo Morínigo era o treinador durante quase toda a campanha do time cearense no Nordestão, mas acabou demitido após duas derrotas nas duas primeiras rodadas na Série B.

Na partida de volta, o Leão da Ilha levou a melhor e venceu por 1 a 0 no tempo normal, mas o empate no placar agregado forçou uma disputa de pênaltis, que deu Ceará. Com isso, Barroca terminou sua campanha na competição com um jogo, uma derrota e um título.

O atual comandante do Ceará, inclusive, dedicou o título ao seu antecessor em entrevista coletiva: "Eu estou aqui faz pouco tempo, então é início de trabalho, estou analisando o que necessitava e vinha sendo construído pelo trabalho anterior do Gustavo (Morínigo), e até aproveito a vitória para dedicar a dele. Quero deixar claro que é um profissional que deixa o clube com respeito da direção, da torcida, e a gente precisa falar isso, então queria deixar o meu abraço e falar que ele tem uma parcela enorma nesse resultado”.

Bom histórico em retas finais

Não é a primeira vez que Eduardo Barroca garantiu uma conquista sendo contratado em uma reta final de campeonato. O técnico conseguiu esse feito pela primeira vez em 2019, quando assumiu o comando do Atlético-GO na Segundona e conquistou o acesso à elite. Sua campanha foi de três vitórias, cinco empates e uma derrota em nove jogos, com 51,9% de aproveitamento.

Situação parecida aconteceu no Bahia. Barroca, que já havia passado pelo Tricolor, assumiu o cargo que era de Enderson Moreira nas últimas rodadas da Série B. O treinador conseguiu dois triunfos e quatro empates em seis partidas, cravando o retorno do time baiano à Primeira Divisão. Seu aproveitamento foi de 55,6%.

Tags

Notícias Relacionadas