NotíciasEsportesEstrela do Barcelona é denunciado por polêmica com anões

Estrela do Barcelona é denunciado por polêmica com anões

Associação espanhola acusa o jogador de violar lei que defende pessoas com deficiência

| Autor: Redação Varela Net
Yamal curtindo com amigos em Ibiza

Yamal curtindo com amigos em Ibiza |Foto: Reprodução Mundo Deportivo

Com 18 anos recém completados, um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo nessa temporada, o espanhol Lamine Yamal comemorou seu aniversário em Ibiza. Segundo a imprensa da Espanha, a festa teve a presença de vários famosos e causou polêmica por uma "atração" específica. A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) emitiu comunicado criticando o uso de pessoas com Nanismo para entreter os convidados de Yamal.

"A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento da recente festa de 18 anos de Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará ações legais e sociais para salvaguardar a dignidade destas pessoas, considerando que estes fatos ferem a legislação e também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que pretende ser igualitária e respeitosa" diz a nota oficial.

Na Espanha, são proibidos espetáculos ou atividades recreativas em que pessoas com deficiência ou outras condições sejam usadas para provocar zombaria, ridículo ou escárnio do público, conforme a Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo RAC1,Site Espanhol, uma das pessoas com nanismo que compareceu à festa de Lamine defendeu seu emprego: "Estamos pedindo para poder trabalhar. Somos autônomos e fazemos tudo legalmente. O que eles estão fazendo reclamando é humilhar nosso trabalho. A associação quer nos humilhar. Fizemos shows de mágica; somos artistas que ganham nosso dinheiro honestamente".

A assessoria do jogador ainda não se pronunciou. Lamine voltou aos treinos nessa segunda-feira (14).

Tags

Notícias Relacionadas