NotíciasEsporteEntenda como a internet reconectou os times do interior com suas torcidas

Entenda como a internet reconectou os times do interior com suas torcidas

Com a digitalização da cobertura de partidas de Futebol, diversos times do interior voltaram a ter visibilidade em suas cidades

| Autor: Vítor Lyrio

Foto: Reprodução/Instagram/@juazeirenseoficial

Nos últimos anos, a digitalização das transmissões de futebol trouxe uma nova dinâmica ao cenário esportivo na Bahia. Com o avanço das plataformas de streaming e redes sociais, os moradores de cidades localizadas no interior do estado passaram a ter acesso facilitado aos jogos de times locais, o que resultou em uma reaproximação entre os torcedores e os clubes da própria região.

Antes desse processo de reaproximação, muitos baianos, principalmente nas cidades menores, acabavam torcendo para grandes clubes do eixo Rio-São Paulo, devido à falta de visibilidade dos times baianos em jogos transmitidos em TV Aberta, como por exemplo por parte das grandes emissoras nacionais, que sempre priorizaram os jogos de times como Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo e por aí vai. A dificuldade de acesso às transmissões dos campeonatos estaduais e regionais, como Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e até os campeonatos Intermunicipais que hoje recebem transmissão da TVE Bahia, através de seu canal no Youtube, contribuiu para esse distanciamento. Contudo, a chegada das plataformas digitais tornou possível acompanhar jogos de times como Bahia de Feira, Itabuna, Jacuipense e Juazeirense com mais regularidade e qualidade.

Com a maior presença dos clubes regionais no ambiente digital, moradores de várias cidades do interior têm redescoberto o prazer de torcer para times locais e poder frequentar estádios e acompanhar de perto os resultados e partidas de seus times, podendo criar uma conexão real de time e torcida. Essa mudança não só fortalece a cultura futebolística baiana, como também começa a reduzir a hegemonia dos clubes do sudeste entre os torcedores que vivem em cidades como Porto Seguro, cujo o time local conseguiu o acesso inédito para a Série A do Campeonato Baiano de 2025 e Itabuna, que recentemente viu o seu time ir bem na Série D, mas infelizmente, ficar de fora da Série C do ano que vem.

A digitalização também funciona muito bem para quem está morando longe de sua cidade e de seu time do coração, e depende exclusivamente destas transmissões por plataformas digitais para poder ver os jogos das equipes do interior do estado. Em conversa com o Varela Net, Jorge Silva, de 43 anos comentou sobre a felicidade de poder acompanhar o Juazeirense, time de sua cidade natal, mesmo morando atualmente em Salvador. "Fico feliz em poder matar um pouco a saudade de ver meu Cancão. Quando eu era pequeno, no meado dos anos 80, nós éramos próximos do Juazeirense, e sempre tivemos orgulho nosso time, e é muito bom poder ver que há uma nova geração de torcedores e torcedoras que além de tudo, estão ajudando a reerguer o maior time de Juazeiro (risos)".

Essa reconexão mostra que a digitalização vai além da tecnologia, impactando profundamente a identidade dos torcedores e fortalecendo o futebol regional após muitos anos de império dos times do eixo no interior de estados de todo o Nordeste. Com a ampliação do acesso, os times baianos voltam a ser protagonistas nas vidas de muitos torcedores que, até então, se viam afastados de suas raízes futebolísticas.

Tags

Notícias Relacionadas