NotíciasEsporteCom presença da Seleção na abertura, Brasileiro de GR começa nesta quinta-feira

Com presença da Seleção na abertura, Brasileiro de GR começa nesta quinta-feira

A abertura oficial aconteceu na noite desta quarta-feira e contou com atletas da Seleção Brasileira

| Autor: Vítor Lyrio
Com presença da Seleção na abertura, Brasileiro de GR começa nesta quinta-feira

Foto: Vítor Lyrio/Varela Net

A abertura do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e mexeu com a emoção dos vários amantes do esporte que estiveram presentes no Centro Panamericano de Judô, localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Além da bela cerimônia de abertura promovida pela Federação Baiana de Ginástica, em parceria com a Superintendência de Esportes do Estado da Bahia (Sudesb), a Casa da Ginástica da Bahia (Cagiba) e com o Governo do Estado, que ainda contou com a participação da orquestra Neojiba, que performou o hino nacional e o hino ao dois de julho para dar abertura ao evento.

Logo em seguida, as atletas da Seleção Brasileira passaram a ser os grandes nomes da noite, com o conjunto adulto apresentando duas lindas séries, e a grande estrela da noite, Bárbara Domingos, a Babi, que levantou todo o público presente no Centro Panamericano de Judô com duas séries espetaculares, a primeira foi sua série de arco apresentada durante as Olimpíadas, e posteriormente, ela demonstrou todo seu brilho com uma série de aparelhos mistos, onde performou ao som de um bom samba.

Em entrevista exclusiva ao Varela Net, Bárbara afirmou estar feliz por conseguir colocar seu nome na história da Ginástica Rítmica brasileira após se tornar a primeira ginasta do país a alcançar as finais das Olimpíadas no individual. Além dela, a capitã da Seleção Brasileira de Conjunto da categoria adulto, Eduarda Arakaki também comentou sobre como foi participar dos jogos olímpicos pela primeira vez e sobre o gostinho de quase conquista que a equipe teve após conquistar o nono lugar e não se classificar para as finais por conta de uma lesão sofrida pela atleta Victória Borges pouco menos de cinco minutos antes da apresentação.

"Primeiramente, foi um momento muito difícil para a gente, porque sabíamos das nossas condições e que não conseguimos fazer nossa melhor apresentação por conta de uma fatalidade que aconteceu e nós como atletas entendemos, apesar de ser difícil, nós entendemos que essas coisas acontecem, mas nós precisávamos terminar nossa apresentação, porque lutamos muito para isso, e mesmo apesar das adversidades, conseguimos fazer uma boa apresentação e ficar no top10, ficamos em nono."

Eduarda ainda falou sobre a motivação do conjunto brasileiro para as próximas Olimpíadas. "Acho que tudo que aconteceu só me motivou, só motivou a nossa equipe para nós continuarmos porque sabemos das nossas condições e agora é só afinar os últimos detalhes para chegarmos em Los Angeles da melhor forma."

Quem também falou com a equipe do Varela Net foi a treinadora Camila Ferezin, que comentou sobre o ciclo pré-Olímpico e como toda a situação envolvendo a lesão da atleta Victória Borges só fortaleceu mais ainda a equipe que deve ir com força total para as próximas 2028. "Nós tivemos um ciclo maravilhoso, talvez o melhor ciclo da história da Ginástica Rítmica, conquistamos várias medalhas em etapas Copas do Mundo, no campeonato mundial pegamos quarto lugar na série com cinco arcos, foi a melhor preparação que o Brasil já fez em toda história e isso já nos deixa feliz por conquistarmos tantos feitos inéditos, é claro que faltou a cereja do bolo, nós fomos para as Olimpíadas com chance de medalha pela primeira vez também, mas infelizmente tem coisas que fogem do nosso controle.", contou a treinadora.

Além das já veteranas da Seleção Brasileira da categoria adulto, as futuras promessas da GR no Brasil também estiveram presentes e representadas pela Seleção Brasileira de conjunto juvenil, que apresentou duas séries, uma de massas e outra de arco, respectivamente. 'Caloura' na equipe, a baiana natural de Camaçari Sofhia Xavier conversou com a equipe do Varela Net sobre como foi todo o processo até sua chegada na seleção.

"Desde pequena treino ginástica, onde sempre recebi o apoio da minha primeira treinadora, Tania, do Agirb, que esteve comigo até minha vinda para Sergipe, agradeço muito a ela e a todos que me ajudaram a chegar até aqui, e está sendo até bem tranquilo a adaptação", disse a jovem atleta.

Para os próximos dias, as ginastas que vão competir pelo pódio do Campeonato Brasileiro vão começar os trabalhos já nesta quinta-feira (26), no Centro Panamericano de Judô. Às 8h as primeiras atletas da categoria adulto já vão ao tapete apresentar suas séries dos aparelhos arco e bola, com as apresentações dos níveis um e dois terminando por volta das 20h30. Na sexta-feira (27), as apresentações começam por volta das 8h30 e se estendem por todo o dia, até às 20h30. Já no sábado e no domingo, serão as finais, que devem ter início por volta das 8h30 e ir até 20h30 no sábado e começar às 10h e ir até às 14h30 no último dia de competição.

Tags

Notícias Relacionadas