Clubes pedem veto à inclusão da FAAP na Lei Geral do Esporte
Em nota conjunta, os clubes do futebol do brasileiro solicitaram ao Congresso Nacional a manutenção do veto relacionado à FAAP na Lei Geral do Esporte
Foto: Freepik/jcomp
O Congresso Nacional continua a análise do Veto Parcial à Lei Geral do Esporte, e os clubes de futebol do Brasil destacam a importância de manter um veto específico relacionado à FAAP (Federação das Associações de Atletas Profissionais). A entidade privada, é criticada por receber grandes quantias de dinheiro das transferências de atletas e dos salários dos jogadores, e por falta transparência.
Os clubes de futebol reiteram a necessidade de um mecanismo transparente e eficaz para apoiar os atletas, sem beneficiar entidades privadas com intenções obscuras e sem prestação de contas à sociedade, uma vez que que não é conveniente destinar recursos a uma entidade privada sem uma razão clara, especialmente quando o Estado já se comprometeu a apoiar a transição de carreira dos atletas.
NOTA CONJUNTA DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) May 28, 2024
O Congresso Nacional prosseguirá, nesta terça-feira (28.05.24), com a análise do Veto Parcial à Lei Geral do Esporte, promulgada em junho de 2023.
Faltam ainda 344 itens a serem votados, após 50 vetos terem sido rejeitados e apenas… pic.twitter.com/2oUvmhrs69
A Presidência da República justificou o veto: “Disposições semelhantes à propositura constavam no art. 57 da Lei Pelé, mas foram revogadas pela Lei nº 14.117, de 2021. Ademais, não se considera conveniente que a Lei destine recursos a uma entidade privada, sem razão que justifique sua escolha no seio de outras entidades com semelhantes objetivos. A transição de carreira (título de seção que contém este artigo), algo que este Ministério pretende incentivar, deve ser feita sob gestão estatal, o que se pretende desenvolver em regulamento."
Enquanto isso, a FAAP defende sua importância na assistência aos atletas em todas as fases de suas carreiras, destacando sua história sob a gestão do Rei Pelé e seu compromisso em oferecer apoio e assistência aos esportistas.