NotíciasEsporteBahia fecha acordo e vira o mais novo clube a entrar na Libra, diz colunista

Bahia fecha acordo e vira o mais novo clube a entrar na Libra, diz colunista

Havia incerteza se o Esquadrão fecharia com a Libra ou com a Liga Futebol Forte (LFF) durante todo o ano de 2022

| Autor: Redação

Foto: San Junior/Divulgação

O Bahia decidiu entrar na Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o Tricolor tomou o mesmo caminho do rival Vitória e acertou com a liga de clubes.

Havia incerteza se o Esquadrão fecharia com a Libra ou com a Liga Futebol Forte (LFF) durante todo o ano de 2022, e o foi por causa das negociações com o Grupo City, que assumiu as decisões sobre o futebol tricolor após a aprovação dos sócios-torcedores em dezembro.

Apesar de ter duas propostas na mesa, o Esquadrão sempre esteve mais inclinado a fechar com a Libra, como também foi informado pelo UOL Esporte em agosto do ano passado. Em novembro, a Libra recebeu uma proposta de R$ 5 bilhões, por 20% do capital da liga, feita pelo Mubadala Capital, fundo de investimentos árabe.

Vale destacar que, no mês de dezembro, surgiu uma informação de que alguns clubes veriam a entrada do Bahia na Libra com maus olhos, devido o clube ser administrado pelo City no futebol.

Sendo assim, uma suposta relação entre o Mubadala Capital seria vista como “conflito de até interesses”, tendo em vista que o árabe Khaldoon Al Mubarak atua como CEO do grupo de investimentos e é um dos fundadores do City Football Group.

Por sua vez, na própria ocasião o CFG tratou de afirmar que não existe nenhum tipo de ligação comercial entre a Mubadala Capital e o Grupo City.

A criação da liga tem como objetivo negociar os direitos de transmissão do futebol brasileiro referentes aos anos de 2025 a 2029  de forma coletiva. A Libra propõe a divisão de 40% dos direitos de TV de forma igualitária, com 30% por performance e 30% por audiência e engajamento.

Fazem parte desse bloco: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Tags

Notícias Relacionadas