Astro do futebol europeu, Zlatan Ibrahimovic anuncia aposentadoria aos 41 anos
Atacante sueco teve passagem por grandes clubes como Juventus, Internazionale, Barcelona, Milan e Manchester United
Foto: Divulgação/Milan
O craque e incansável Zlatan Ibrahimovic anunciou sua aposentadoria aos 41 anos. Ele recebeu homenagem da torcida do Milan neste domingo (4), antes, durante e depois da vitória por 3 a 1 contra o Hellas Verona.
Ibrahimovic recebeu o carinho da torcida antes mesmo de dizer que penduraria suas chuteiras. Nas arquibancadas, a torcida rossoneri exibiu um grande mosaico com a palavra “Godbye”, um trocadilho com as palavras “adeus” e “Deus” em inglês.
Durante a semana, foi anunciado que o time italiano não renovaria contrato com o sueco. Em sua última temporada no clube, ele sofreu com um grave problema no joelho e só esteve em campo em quatro jogos e marcou um gol. Ainda na tribuna, o atacante segurou as lágrimas com a homenagem das arquibancadas.
Após a partida, ele foi ao centro do gramado de San Siro, pegou o microfone, e fez o anúncio: “Chegou o momento de dar adeus ao futebol, mas não a vocês. Serei para sempre um milanista. Vejo vocês por aí, se tiverem sorte. Forza Milan e adeus!”, declarou.
Ibrahimovic defendeu nove equipes na carreira. O Milan é o segundo time onde ele mais teve jogos, atrás apenas do PSG, mas foi o clube que mais se identificou. Foram duas passagens na equipe: entre 2010 e 2012, e a atual, que começou no fim de 2019.
Ibra retornou ao clube aos 38 anos, após passagem pelo LA Galaxy, dos Estados Unidos, sob desconfiança, mas liderou a retomada do protagonismo do gigante italiano. Em 2020/21, fez 17 gols em 27 jogos. Na temporada seguinte, não teve o mesmo desempenho, mas esteve no elenco do título do Campeonato Italiano de 2021/22.
Com passagens também por Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona e Manchester United, Ibra disputou 988 jogos, marcou 573 gols e conquistou 31 títulos.
Carreira
Ibrahimovic iniciou sua carreira no Malmö, da Suécia. Em 2001, foi para o Ajax, onde começou a se destacar. De lá para cá, passou pela Juventus, Inter, Barcelona, Milan, PSG, Manchester United, LA Galaxy e, por último, no Milan novamente.
Foram 988 jogos e 573 gols na carreira profissional. Ele é o maior artilheiro da seleção sueca, com 62 gols em 122 jogos. Recentemente, o atacante chegou até a comentar que queria disputar a Eurocopa em 2024, quando teria 42 anos. Mas não vai concretizar os planos.
Ibra só não ergueu uma taça no Malmö e no LA Galaxy. Nas demais equipes, sempre foi campeão. No entanto, seus dois títulos da Serie A na Juventus não entraram na conta após o escândalo do Claciopoli, que rebaixou a equipe e retirou as conquistas de 2005 e 2006 da Juve.