Aos 88 anos, morre Bill Russell, lendário astro do Boston Celtics
A lenda do basquete conquistou 11 campeonatos e cinco prêmios de MVP (jogador mais valioso da temporada) na liga americana.
Foto: Reprodução/Instagram
Um dos maiores nomes da história da NBA, Bill Russell morreu neste domingo (31). Grande estrela do Boston Celtics, o ex-jogador conquistou 11 campeonatos e cinco prêmios de MVP (jogador mais valioso da temporada) na liga americana. A informação foi divulgada em seu perfil oficial do Twitter. Segundo a publicação, ele faleceu de maneira pacífica.
"A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6", diz o comunicado.
Com o Celtics, Bill Russel conquistou oito títulos consecutivos da NBA, de 1959 a 1966. O ex-atleta é considerado o maior pivô defensivo do basquete. Em 1956, Russel chegou a ser campeão olímpico com a seleção norte-americana.
Em 1975, ele entrou para o Hall da Fama, mas só aceitou oficialmente a joia em 2019. O grande nome do basquete mundial foi o primeiro jogador afro-americano a atingir o status de superastro da NBA e também o primeiro a treinar uma equipe na liga.
Em 2011, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agraciou Bill Russell com a Medalha Presidencial da Liberdade.