NotíciasEsportesAdeus? Bahia pode ficar de fora das próximas edições da Copa do Nordeste; entenda

Adeus? Bahia pode ficar de fora das próximas edições da Copa do Nordeste; entenda

CBF pretende anunciar mudanças no calendário do futebol brasileiro nesta quarta-feira (30)

| Autor: Redação - Varela Net
Adeus? Bahia pode ficar de fora das próximas edições da Copa do Nordeste; entenda

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O pentacampeão da Copa do Nordeste e maior vencedor da competição, o Bahia, poderá ficar de fora das próximas edições da Copa do Nordeste, a partir da temporada 2026. Isso deve ocorrer devido a um estudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que acredita na exclusão de qualquer clube nordestino que esteja disputando a Libertadores ou a Sul-Americana. 

Logo, como o Bahia está em sexto lugar no Brasileirão 2025, posição que o garantiria na Libertadores do ano que vem, o Tricolor ficaria de fora do regional, sendo impedido de brigar pelo hexacampeonato em 2026. 

A informação foi revelada por Rodrigo Mattos, colunista do UOL. Segundo ele, essas e outras grandes mudanças serão anunciadas nesta quarta-feira (1) pelo presidente da CBF, Samir Xaud. Como prometeu quando foi eleito, a CBF busca dar uma maior folga no calendário, que vem com os anos sobrecarregando diversos clubes brasileiros. Em especial, aqueles que jogam a Copa do Nordeste e a Copa Verde, as duas únicas competições regionais do Brasil.

Veja todas as mudanças que podem ser anunciadas: 

– Times que jogarem Libertadores ou Sul-Americana serão excluídos da Copa do Nordeste e da Copa Verde;

– Estaduais terão redução de 16 para 11 datas;

– O início do Brasileirão deve ser antecipado logo para o início da temporada, sendo disputado em conjunto com os estaduais, possibilitando uma parada superior a 40 dias para a Copa do Mundo de 2026;

– A final da Copa do Brasil deve ter jogo único, em sede neutra;

– As cinco fases iniciais da Copa do Brasil também devem ter só uma partida. A partir das oitavas-de-final, haverá jogos de ida e volta;

– A Série C deve crescer de 20 para 28 equipes. Já a Série D passa de 64 para 96 times.

Tags

Notícias Relacionadas