Wagner Moura vence o Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme de drama
Longa 'O Agente Secreto' também venceu como melhor filme de "língua não-inglesa"

Foto: Etienne Laurent / AFP
O Brasil novamente fez história após a grande vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro. O bahiano venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama na premiação de 2026, ocorrida neste domingo (11). É a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria e o segundo brasileiro consecutivo depois de Fernanda Torres no início de 2025. Além de Wagner, a obra de Kleber Mendonça Filho também venceu como 'melhor filme de língua não-inglesa'.
No seu discurso, o brasileiro agradeceu ao diretor e falou sobre a mensagem que o longa passa. "É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis", disse.
"E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira", completou em português.
Wagner Moura concorreu contra grandes nomes do cinema internacional. O brasileiro desbancou Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de lutador: The Smashing Machine"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").
Além dos dois títulos conquistados pelos brasileiros, o longa-metragem também concorreu à categoria de 'melhor filme dramático', mas acabou sendo desbancado por "Hamnet".
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


