NotíciasEntretenimentoVocê se lembra? MSN Messenger completa 24 anos

Você se lembra? MSN Messenger completa 24 anos

App foi a grande sensaçao dos anos 2000

| Autor: Redação
Você se lembra? MSN Messenger completa 24 anos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Se você nunca tremeu a tela pra chamar a atenção, ou se não corria pra casa somente para usar ele, não sabe o que é o MSN. Um dos mensageiros de maior sucesso dos anos 2000, o MSN completou 24 anos de lançamento nessa Embora tenha sido descontinuado pela Microsoft, ele é lembrado até hoje com saudade pelos usuários.

O programa de mensagens da Microsoft chegou para concorrer com o ICQ, sucesso da era da internet discada. Ele foi apresentado como uma plataforma que permitia comunicação instantânea com qualquer usuário do Hotmail. O tamanho do arquivo, de 320 KB, era um diferencial em relação aos concorrentes, permitindo o download e a instalação em “apenas” 3 minutos, se utilizado um modem de 28,8 Kbps, como informava a gigante de Redmond na estreia. O sucesso foi imediato e o MSN logo se tornou uma sensação.

No Brasil, o mensageiro era usado por milhões de pessoas para bater papo principalmente após a meia-noite, quando a ligação era mais barata. Os chats também tinham muito movimento aos finais de semana, igualmente por causa dos gastos reduzidos com a conexão.

As funções do app revolucionário na época, eram diversas. Havia o alerta de contato entrando no mensageiro, o recurso de tremer a tela para chamar a atenção da pessoa, caso ela demorasse a responder, e a possibilidade de usar “winks”, figurinhas animadas parecidas com os atuais GIFs. Também era possível definir o status como disponível, ausente, ocupado e até ficar invisível, observando quem estava online, e colocar música no perfil, mostrando um pouco do seu gosto musical. O programa também permitia enviar emojis e disponibilizava jogos para se divertir em meio ao chat.

Estas eram apenas algumas das ferramentas da versão clássica do programa, que começou a perder espaço com a popularização dos celulares e as redes sociais. Mesmo mudando de nome, para Windows Live Messenger, e ganhando funções como bate-papo por vídeo e envio de fotos, o programa acabou A descontinuidade começou com a substituição do Messenger pelo Skype, em 2012. Já o fim do MSN foi decretado de forma definitiva em 31 de outubro de 2014, quando os servidores do mensageiro foram desligados na China, último país em que ele funcionava.
 

Tags

Notícias Relacionadas