Victor Hespanha se torna o segundo brasileiro a ir ao espaço
O mineiro também foi o primeiro turista espacial país.
Foto: Reprodução/Instagram
Victor Hespanha, engenheiro de produção, mineiro de 28 anos, fez um bate e volta ao espaço. A viagem que durou 10 minutos fez mineiro se tornar o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. A viagem que aconteceu neste sábado (4), foi através da empresa de turismo espacial Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos.
Victor conseguiu ser selecionado ao investir cerca de R$ 12 mil em NFTs, e criptoativos colecionáveis, e acabou sendo sorteado para a viagem através da Crypto Space Agency (CSA). A última vez que um brasileiro conseguiu ir ao espaço foi há 16 anos atrás, com o ex-ministro e astronauta Marcos Pontes. A viagem que estava marcada para 20 de maio, foi adiada após a empresa verificar algumas falhas nos sistemas de segurança.
O voo que foi classificado como suborbital, em uma trajetória curvada a capsula foi lançada pelo foguete e alcançou 3.604 km/h e sua altitude em cerca de 100km, e logo depois caiu em queda livre na Terra. A de colagem e ocorreu no Texas (EUA), e além do mineiro, havia outros passageiros. Victor descreveu ter realizado um sonho de criança.
"Estou realmente muito feliz, o medo não importa, se tiver com medo, a gente vai com medo, todos aqui estão muito felizes e o medo ficou em segundo plano".
Veja os números do bate e volta espacial:
- 3,7 mil km/h foi a velocidade máxima atingida pela nave
- 100 km foi o pico de altitude a que o módulo chegou
- Zero G (ou gravidade zero) foi a sensação experimentada pelos turistas espaciais, que flutuaram durante parte do percurso
- 7 minutos foi o tempo entre a decolagem da missão e a aterrisagem do primeiro módulo
- 10 minutos foi o tempo entre a decolagem da missão e o pouso da cápsula com os passageiros