Show de likes: Vale tudo por engajamento? Veja o que diz influenciador baiano
Rentabilidade nas rede sociais depende diretamente da interação entre seguidores e conteúdo; mas compensa forjar situações negativas?

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O mundo dos influenciadores é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia da humanidade. A influência que um indivíduo tem sob outro acontece desde antes de qualquer rede social web existir. A arte de engajar virtualmente é algo que tem sido amplamente discutido desde que se tornou extremamente necessário ampliar a lente de aumento e alinhar real e virtual. Mas será que vale a pena aumentar os likes do Instagram ou TikTok a qualquer custo?
Os casos mais recentes de engajamento às avessas acontecem quase que diariamente. A influencer Virgínia, esposa do cantor Zé Felipe, está passando por esse fenômeno. Ela transformou a crítica em relação à sua marca de produtos de beleza em engajamento. A "make da Virgínia" foi um dos temas mais comentados em diversas redes. A crítica recebida se dá pelo alto preço cobrado, mas sem 'entregar' o que promete. Criticada ou não, engajou.
Fim de relacionamentos
Outra situação acontece com os términos de relacionamento. Somente as 10 idas e vindas do casal Fernando e Maraisa, por exemplo, já os tornou um dos famosos mais influentes nas redes sociais.
O influenciador Sazaki Danone, com mais de 120 mil seguidores no Instagram, entende do assunto. Em entrevista ao Varelanet, ele responde: vale tudo por engajamento?
Varelanet - Você é um influenciador bem conhecido. Como você vê o engajamento geral nas redes sociais? Existe uma estratégia?
Sazaki Danone - Aqui existe uma organização de engajamento. Uma organizaçao não criminosa, que envolve páginas de fofoca. Eles que criam a fofoca, os seguidores acreditam naquela briga e parece que é verdade. Por exemplo, teve um caso de uma briga recente de três influencers baianos... Foi tudo armado para gerar engajamento. Os seguidores ficam achando que é treta mesmo. Só que 99,9% dessas tretas nunca existiram. Eles mandam pra página de fofoca, pagam, e elas publicam. O engajamento está baixo? Então a maioria deles precisa ficar em ascensão pra vender os produtos e serviços que eles oferecem nos stories.
Hoje, pra você ter engajamento, esse tá sendo o caminho usado. Mas tá feio, porque as pessoas que se acabam criando conteúdo de qualidade não engajam. A maioria dos influencers baianos que estão grandes hoje no mercado são os que cresceram através de fofoca, acidente, chifre que deu no namorado, gravidez. E assim é esse meio digital.
Varelanet - Com os casos recentes de engajamento que acontecem por causa de situações ruins, como términos de relação, brigas nas redes e até mesmo a famosa 'make da Virgínia', você acha que esse tipo de engajamento vale? Qual sua visão sobre isso?
Sazaki Danone - O que acontece hoje é que a busca pelo engajamento é tão grande que o cara acaba de se envolver em um acidente paga a página de fofoca pra ela publicar que ele mesmo bateu o carro. As redes sociais viraram uma ferramenta potente pra ganhar dinheiro. A necessidade do engajamento é nítida. Positiva ou negativemente. Não importa como venha. O que mais me deixa abismado é que negativamente triplica.
Varelanet - Redes sociais como Twitter, Instagram e Tiktok são plataformas que, cada uma ao seu modo, exigem interação e, ao mesmo tempo, bastante trabalho de quem utiliza. Qual conselho você deixa pra quem pretende entrar nesse mundo e qual conselho você dá pra quem já está mas ainda não sabe que caminho seguir?
Sazaki Danone - Um conselho que dou é: seja autêntico, faça por amor, evite ao máximo entrar em polêmica. Porque a polêmica é um plantio. A gente pode plantar agora e colher lá na frente. Mas a colheita pode ser ruim, ficar com a imagem queimada. Porque nem todo mundo que te segue quer seu bem. Os seguidores podem querer ver a pessoa cair. Quem vai pra essa área digital tem que fazer com amor, carinho, responsabilidade e evitar entrar em polêmica, evitar ao máximo. Eu já entrei em várias polêmicas. Se eu pudesse voltar no tempo, não teria entrado.
O cuidado que se deve ter com cada post nas redes é de responsabilidade única e exclusiva do internauta. Agora, se fato vale a pena tudo por like, engajamento e rentabilidade, vai de acordo com os princípios de quem está por trás da tela do celular.