São João de Amargosa promove encontro de gerações no primeiro dia de festa
Oficina do Forró, Dorgival, Júlio César e Pablo estiveram entre as atrações que fizeram a alegria do público
Foto: Manuela Cavadas
As gerações millennials (Y) e Z se reuniram na quinta-feira (22) para celebrar a primeira noite do São João de Amargosa. Ao som do chamado forró das antigas e do piseiro, jovens dançaram juntos e se divertiram durante a festa.
O grupo Cacau com Leite, veterano da música, comemorou seus 30 anos de carreira, emocionando o público com canções que marcaram histórias de amor. Hits como "Saudade do teu cheiro", "Volte Logo" e "Vim Vim" não faltaram no repertório.
Mestrinho também encantou o público com suas canções autorais e sucessos de artistas renomados, como Dominguinhos, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O fenômeno do piseiro, Tarcísio do Acordeon, colocou a multidão para arrastar o pé com seus sucessos, incluindo "Proteção de Tela", "Rolê" e "Meia Noite". O público ficou extasiado quando esses dois jovens sanfoneiros dividiram o palco, mostrando a versatilidade desse instrumento que é o grande homenageado da festa. O multi-instrumentista Zay Rios, ex-vocalista da banda Colher de Pau, também apresentou um repertório variado de forró universitário.
Nattanzinho, artista da geração Z que se tornou uma sensação nas redes sociais durante a pandemia, fez as gerações Y e Z vibrarem ao som de "Storezinho", "Tem Cabaré essa noite" e muitas outras músicas.
No segundo dia de festa, o público pode se preparar para mais de dez horas de puro forró. No palco Gonzagão, se apresentarão a Orquestra Sanfônica, Oficina do Forró, Dorgival, Júlio César e Pablo. No palco 2, será a vez do Projeto Farra e Sandra Itaparica animarem o público.
Tradição cultural em destaque
Além dos shows de grandes atrações, o São João de Amargosa oferece uma experiência de imersão cultural. Na Vila Junina, os visitantes podem vivenciar a irreverência do espetáculo "Mestre Aquilino e Cultura Popular na Palma da Mão". Aquilino, que começou a participar de rodas de samba desde a infância, traz para sua apresentação a festividade do Bumba Meu Boi, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Outras atrações da Vila Junina incluem Miula Sanfonêra, Seu Júlio Sanfoneiro, Duo Veloso & Caetano, Forró Capim Guiné e Sr. Casimiro. Além disso, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de comidas típicas, artesanato e manifestações culturais. A Vila abre às 9h e continua com apresentações musicais e manifestações culturais até as 18h.
O São João de Amargosa, que acontece de 22 a 25 de junho, deve movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios nos quatro dias de festa. O evento é uma realização da Prefeitura de Amargosa, com patrocínio do Governo do Estado, Sufotur, Brahma, Natura, e apoio da Ferracini, Pepsi e Ballantines.