NotíciasEntretenimentoRainha do rock nacional, Rita Lee morre aos 75 anos em São Paulo

Rainha do rock nacional, Rita Lee morre aos 75 anos em São Paulo

Cantora havia sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Rita Lee morreu na segunda-feira (8), aos 75 anos, em São Paulo. A notícia, no entanto, foi confirmada nesta terça (9) por meio de suas redes sociais. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou",diz o texto. 

O velório da cantora será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. O corpo dela será cremado.

Rita Lee havia sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 após exames de rotina. O tratamento ao qual se submeteu foi uma combinação entre radioterapia e imunoterapia. 

Menos de um ano depois, em abril de 2022, a família anunciou a remissão do câncer.

No início de fevereiro, Roberto de Carvalho, marido da cantora, compartilhou uma foto dela de cabelos curtos, consequência do tratamento.

Quem foi Rita Lee, a rainha do rock brasileiro

Nascida em São Paulo em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee Jones de Carvalho construiu uma carreira pavimentada pelo rock, ainda que tenha flertado com diversos gêneros, como a psicodelia na era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, MPB e bossa nova.

Seu interesse pela música surgiu na adolescência, quando começou a escrever suas primeiras canções. Com alguns amigos, ela começou a se apresentar em clubes como componente do ‘Tulio's trio’. Em 1963, formou um conjunto musical com mais duas garotas, as Teenage Singers, e faziam pequenos shows em festas colegiais. 

Iniciou a carreira profissional nos anos 1960, como uma das primeiras mulheres a fazerem sucesso tocando guitarra. Integrou, com grande sucesso, o grupo Os Mutantes, de 1966 a 1972.

Já conhecida nacionalmente, passou a fazer parte de outra banda, a Tutti Frutti, que durou de 1973 a 1978. Desde então, figuraria nas rádios com hits como 'Ovelha Negra', 'Mania de Você', 'Lança Perfume', 'Baila 'Comigo', entre outros sucessos. Firmou-se como uma campeã de vendagens no país, com mais de 55 milhões de discos.

A trajetória solo, a partir de 1978, também seria marcada com uma parceria com o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem é casada desde 1976. Antes, ela já havia se juntado a Arnaldo Baptista, de 1968 a 1972. Ao longo da carreira, conciliou o rock com baladas românticas, canções de bossa nova e outros estilos.

Considerada a "Rainha do Rock" brasileiro", Rita Lee alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil —atrás apenas de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves.

Fez trabalhos como atriz, escritora e integrou programas de TV. Com Roberto de Carvalho, teve três filhos: o cantor, compositor e guitarrista Beto Lee, além de João e Antônio, todos nascidos nos anos 1970. 

Anunciou sua aposentadoria em 2012, mas seguiu próxima dos fãs por meio das redes sociais.
 

Tags

Notícias Relacionadas