No aniversário de David Bowie, saiba como o artista impactou o mundo da música
Apelidado "O Camaleão do Rock", Bowie experimentou com Jazz, Pop e Blues
Foto: Reprodução / Ilustração / Steven Fiche
Nesta segunda-feira (8) é comemorado o aniversário do artista inglês David Bowie, nascido David Robert Jones, que faleceu ainda em 2016. Nascido em 47, o roqueiro revolucionou o mundo da música, trazendo elementos de teatro e performance para o gênero musical.
Mesmo com oito anos após sua morte, mais de 19 milhões de pessoas ouvem as músicas de David Bowie a cada mês, de acordo com dados do Spotify. Algumas das músicas mais populares do artista são “Space Oddity”, “”Rebel Rebel”,”Heroes” e “Starman”, que ganhou um cover em português pela banda Nenhum de Nós, intitulado “O astronauta de Mármore”.
Uma figura icônica, David Bowie se apresentava frequentemente como uma figura andrógina, Bowie assumiu vários alter-egos, e por isso foi apelidado de “o camaleão do Rock”, por sua facilidade e vontade de sempre mudar partes de sua identidade artística.
Além de experimentar com o Rock, frequentemente adotando uma perspectiva “do mundo sideral” sobre o mundo humano, Bowie também liberou músicas nos gêneros pop, blues e jazz. “David Bowie foi uma das minhas maiores inspirações”, comentou o rapper americano Kanye West, quando o roqueiro faleceu. “[Ele era] Tão sem medo, tão criativo, ele nos deu mágica por uma vida.”
Além dos vocais, David Bowie era um musicista talentoso, sabendo tocar violão, viola, guitarra, saxofone, violoncelo, piano, teclado, koto, mandolin e stylofone. David Bowie faleceu em decorrência de um câncer, e seu último álbum, intitulado “Blackstar”, foi liberado no ano de sua morte.