Gal Costa será homenageada por blocos no desfile de Carnaval de São Paulo
Artista baiana morreu em novembro do ano passado, aos 77 anos
Foto: Julia Rodrigues/Divulgação
A baiana Gal Costa, dona de uma das maiores vozes do Brasil, vai receber homenagens de diversos blocos de rua no Carnaval de São Paulo, neste ano. A artista morreu em novembro do ano passado, aos 77 anos. Um bloco totalmente dedicado à cantora também vai estrear na folia: o 'Gal Total'.
"Será uma celebração, um bloco muito diverso. Tem a figura da Gal em todas as camadas que representa e pode representar, de mulher, mãe, que sempre se posicionou, que fez uma revolução estética lá atrás. Pessoas como a Gal não morrem. Mesmo vivas, já eram imortais", disse a cantora Zulaiê Silva, de 34 anos, uma das idealizadoras do projeto, ao jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a cantora, mais conhecida pelo nome artístico Zu Laiê, um bloco dedicado à Gal deveria existir como projetos que fazem homenagem a outros grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil.
"Tem que ter o da Gal. Foi um lance que convergiu. Mesmo que ela não tivesse passado para o outro plano, a gente teria feito do mesmo jeito", pontuou.
Um dos maiores blocos paulistanos, o Acadêmicos do Baixo Augusta também fará um desfile em homenagem à Gal. O evento acontecerá no dia 12 de fevereiro, com as participações especiais das cantoras Céu, Marina Sena, Tulipa Ruiz e a atriz Sophie Charlotte, que interpretou a baiana no filme 'Meu nome é Gal'.
O legado da cantora também vai ser celebrado pelos blocos Tarado Ni Você e Bloco Pagu, além do CarnaVrah, estrante na folia.