Doces ou travessuras? Saiba como o dia das bruxas se popularizou no Brasil
Festa é comemorada internacionalmente no dia 31 de outubro
Foto: IStock
O Halloween é uma festa amplamente celebrada em muitos países ao redor do mundo. As tradições variam, desde pedir doces de porta em porta até festas a fantasia e decorações assustadoras.
Reprodução
O Dia das Bruxas cresceu em popularidade ao longo do século XX, impulsionado pela comercialização e pela influência da cultura pop, incluindo filmes, programas de TV e literatura.
A data é uma celebração da imaginação, da criatividade e do mistério, embora suas origens sejam de uma época em que as pessoas acreditavam que as barreiras entre os mundos espiritual e terreno se tornavam tênues, permitindo que os espíritos vagassem livremente pela Terra.
Origem
O Dia das Bruxas, conhecido em inglês como Halloween, tem raízes antigas e uma história fascinante que mescla tradições de várias culturas ao longo dos séculos. Sua origem remonta a uma combinação de influências pagãs e religiosas.
Origens Celtas
Muitos historiadores acreditam que o Dia das Bruxas tem suas raízes nas festividades celtas, em particular, o festival conhecido como "Samhain". Samhain era celebrado no final de outubro e marcava o fim da temporada de colheita e o início do inverno.
Reprodução
Os celtas acreditavam que, durante Samhain, os espíritos dos mortos voltavam à Terra e que as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornavam mais finas.
Influência Cristã
No século VII, a Igreja Cristã introduziu o Dia de Todos os Santos, também conhecido como "All Saints' Day" ou "Hallowmas," em 1º de novembro. A noite anterior a All Saints' Day, que era o "All Hallows' Eve" (Vigília de Todos os Santos), evoluiu para o que hoje chamamos de Halloween.
Reprodução
Migração para os Estados Unidos
O Halloween foi trazido para os Estados Unidos pelos colonos europeus, principalmente irlandeses e escoceses. No entanto, a celebração do Dia das Bruxas como conhecemos hoje realmente ganhou destaque nos Estados Unidos no século XIX, com a influência de várias tradições culturais.
Reprodução
Halloween no Brasil
O Dia das Bruxas, conhecido como Halloween, tem ganhado popularidade no Brasil ao longo dos últimos anos, embora não tenha a mesma tradição ou reconhecimento que em países como os Estados Unidos e alguns países europeus.
A popularização do Halloween no Brasil está diretamente relacionada à influência da mídia norte-americana, como filmes, séries de televisão e a cultura pop em geral. A publicidade e a promoção de produtos relacionados ao Halloween também desempenham um papel importante na sua crescente aceitação.
Nas grandes cidades brasileiras, é possível encontrar festas e eventos temáticos de Halloween, especialmente em casas noturnas.
Reprodução
Algumas pessoas também optam por fazer a sua própria celebração, como é o caso do jovem Ariel Assis Souza, de 16 anos, e sua irmã Arielle Assis Souza, de 23 anos.
Os irmãos contam que sempre gostaram da cultura norte-americana, e acharam no Halloween uma forma de comemorar esse gosto junto com os amigos.
“Desde de sempre gostamos da cultura norte-americana e das festividades. O Halloween casou com a vontade de reunir amigos e brincar com fantasias, maquiagens e doces e travessuras.”, relata Ariel.
Eles contaram que fizeram a primeira festa em 2017, e depois virou uma tradição, acontecendo todos os anos.
Ariel também relatou que costuma usar filmes como temas das festividades. Este ano o longa “A Hora do Pesadelo”, clássico do terror norte-americano, será o tema principal da comemoração, no entanto, terá referência a outros filmes como; Harry Potter, O Chamado, Coraline e O Iluminado.