Bola fora no amor: Existe explicação para tanta traição por parte dos jogadores?
O Varela Net conversou com uma psicoterapeuta para tentar entender porque os atletas de futebol traem tanto suas parceiras
Foto: Reprodução/ Instagram
Nas últimas semanas, diversos casos de jogadores de futebol traindo suas esposas repercutiram, tanto na mídia nacional, quanto internacional.
O zagueiro do Barcelona, Gerad Piqué; o ex-centroavante do Corinthians, Jô, e o atacante do clube holandês Ajax e da Seleção Brasileira, Antony, são alguns dos nomes do meio futebolístico que recentemente estamparam as manchetes de notícias sobre traições.
O Varela Net conversou com a psicoterapeuta transpessoal sistêmica, Nicole Ornellas Nunes, para retirar dúvidas sobre o tópico que está tão em alta. Afinal, existe um perfil característico de alguém desleal? O ambiente influencia? O que pode estar por trás da frequência em que personalidades do atletismo se envolvem em escândalos deste gênero?
"O ser humano tem suas pulsões e desejos, alguns instintivos, outros adquiridos ao longo do tempo, todos estão sujeitos a uma quebra se falando de traição, sem ter nenhum tipo de problema psicológico associado, o que pode estar envolvido nesse contexto específico são as influências externas de determinados ambientes", iniciou a profissional.
Mesmo assim, ela explicou que diferente do que muitos utilizam como justificativa, na maioria das vezes as pessoas que traem escolhem seguir seus impulsos, apesar de possuirem noção das consequências que poderão enfrentar posteriormente.
"Muitos fazem conscientes, escolhem fazer, pode acontecer de uma mulher aparecer nua na frente, mas ainda sim você escolhe seguir ou recuar.", explicou.
No contexto dos jogadores de futebol, a psicoterapeuta também acredita que a preferência que possuem, quando ainda estão "deslanchando" a carreira, em optar por se relacionar com pessoas anônimas, pode estar ligada a uma questão de preservação da imagem - já que diferente de atletas com a carreira estabelecida, que se envolvem em polêmicas diariamente, eles precisam passar credibilidade para que oportunidades possam surgir.
"Pode ser que a fama limite e tenha ligação com a confiança, portanto a escolha por pessoas próximas, o intuito talvez seja o de controle do sigilo.", ela ainda defende que pessoas desconhecidas pelos jogadores representem um maior risco de envolvimento em escândalos e por isso, pelo menos no início, eles normalmente se envolvem romanticamente com pessoas próximas de sua realidade - alguém da vizinhança, amizades de infância, entre outros.
"Valendo ressaltar que nao existe um significado único para a traição, [ela] está ligada ao valor moral de cada pessoa (...) e isso abre margem para possíveis comportamentos e possibilidades tidas na sociedade como traição, a exemplo, determinados grupos acham que [a troca de] nudes é traição, outro grupo acha que não, e isso vale para selinho, ménage, etc. Tudo depende do significado que vc carrega sobre determinada coisa.", concluiu.
*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes