NotíciasEntretenimentoBloco Ilê volta atrás e 'barra' entrada de pessoas brancas na entidade

Bloco Ilê volta atrás e 'barra' entrada de pessoas brancas na entidade

Vovô do Ilê havia levantado questão, porém após as críticas desistiu da idéia

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polêmica tomou conta essa semana do bloco Ilê Aiyê. Em comunicado nas redes sociais, Vovô descartou a presença de brancos no bloco a partir do Carnaval de 2024. A informação de que o bloco afro não teria mais apenas pessoas pretas foi dada pelo colunista Osmar Marrom, do Correio. Horas depois, a entidade emitiu a nota.

“Ao levar a imagem e a ideologia do bloco Ilê Aiyê para o mundo nos últimos 49 anos, o presidente da entidade Antônio Carlos Vovô tem plena certeza do quanto a história e a luta do Ilê Aiyê revolucionaram e vêm revolucionando a mentalidade de pretos e brancos do Brasil e de fora dele. Dessa consciência e vivência surgiu a reflexão sobre um dia atender os inúmeros pedidos de brancos que gostariam de desfilar no Ilê Aiyê”, diz a nota enviada pela assessoria do grupo.

O Ilê esclareceu que “ao considerar tal possibilidade – que veio à tona sobretudo com a intenção de levantar a reflexão sobre um enaltecimento do bloco muitas vezes restrito ao período do Carnaval – o presidente Antônio Carlos Vovô em nenhum momento afirmou ser essa uma decisão oficial do bloco”.

Em 2024, o bloco afro completa 50 anos. Por fim, a nota diz que “os brancos são sempre bem-vindos nas festas, shows e ensaios do bloco. Mas o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo”.

Tags

Notícias Relacionadas