Baiano Fala “Meu Rei”? Durval Lelys comenta polêmica sobre a gíria baiana
O rei do axé music esclarece uso da expressão típica.
Foto: SECOM
Durval Lelys, uma das figuras mais icônicas do axé, foi a primeira atração da terceira noite do festival Virada Salvador. Com seu repertório de grandes sucessos, o cantor trouxe ao palco toda a energia do Carnaval, embalando o público em um clima de nostalgia e alegria.
Como bom baiano, Durval não deixou de usar gírias e expressões típicas do estado, destacando a riqueza cultural da Bahia. Uma delas, no entanto, chamou atenção: o famoso “meu rei”.
Durante a noite, ao cumprimentar o cantor Wesley Safadão com a expressão, Durval brincou sobre a polêmica que envolve o uso da gíria. Apesar de ser amplamente associada ao dialeto baiano, “meu rei” não é tão utilizada no dia a dia pelos próprios baianos, mas tornou-se popular entre turistas, que frequentemente a usam em excesso.
Na sequência, em entrevista ao apresentador Dinho Junior, Durval entrou na brincadeira e fez uma “retratação pública” em nome dos baianos. Com muito bom humor, declarou:
“Eu, Durvalino Meu Rei, declaro que sou o único baiano a utilizar o termo ‘meu rei’ na Bahia.”
O cantor ainda reforçou o recado aos turistas:
“Você que é turista, não use ‘meu rei’ com ninguém, somente comigo.”
A gíria “meu rei” tem gerado debates há alguns anos. Enquanto muitos turistas acreditam que a expressão faz parte do vocabulário tradicional baiano, seu uso exagerado e a tentativa forçada de imitar o sotaque baiano acabam gerando desconforto entre os locais.
@varelanetoficial Durval Lelys, uma das figuras mais icônicas do axé, foi a primeira atração da terceira noite do festival Virada Salvador. Com seu repertório de grandes sucessos, o cantor trouxe ao palco toda a energia do Carnaval, embalando o público em um clima de nostalgia e alegria. ? Leia a matéria completa no site ? Link nos stories ? Reprodução / Redes Sociais #varelanet #varela #bahia #salvador #primeiracapitaldobrasil #notícias #r7 ? som original - Varela Net Oficial