NotíciasEconomiaTecnologia deve auxiliar na criação de quase 80 milhões de vagas de emprego até 2030

Tecnologia deve auxiliar na criação de quase 80 milhões de vagas de emprego até 2030

O estudo foi feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Freepik

Um estudo do Fórum Econômico Mundial estima que as novas tecnologias criarão 78 milhões de novos empregos no mundo até 2030. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (8), prevê a criação de 170 milhões de empregos e a obsolescência de 92 milhões, resultando em um aumento líquido de 7% nos postos de trabalho atuais. As novas vagas se concentrarão em áreas como Big Data, Fintech, inteligência artificial, desenvolvimento de software, segurança de dados, veículos elétricos e autônomos, design de interface e experiência do usuário, internet das coisas e serviços de entrega.

Por outro lado, empregos como funcionários de serviços postais, caixas bancários, operadores de entrada de dados, assistentes administrativos, trabalhadores de impressão, contadores e vendedores ambulantes devem sofrer declínio. Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral, destacou a importância do compromisso das empresas em investir na adaptação às novas demandas tecnológicas para a criação desses postos de trabalho.

No Brasil, nove em cada dez empresas planejam melhorar suas habilidades tecnológicas, mas preferem contratar profissionais já capacitados em vez de treiná-los. O estudo indica que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros precisarão mudar nos próximos cinco anos, especialmente nas áreas de inteligência artificial, Big Data, pensamento crítico e alfabetização tecnológica. A maioria das empresas (58%) espera recrutar funcionários com novas habilidades, enquanto 48% planejam realocar funcionários de funções em declínio para funções em crescimento.

Tags

Notícias Relacionadas