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Moda: Jovens empreendedores prosperam no pós-pandemia

Apesar dos desafios, uma nova geração de jovens empreendedores, como os donos da Cousins Uprise, está redefinindo o mercado de roupas com criatividade e inovação

| Autor: Paulo Dourado

Foto: Samuel Castro / Cousins Uprise

A Cousins Uprise, marca de “streetwear” criada entre dois primos, Igor e Bruno, mostra um recorte de como os jovens enfrentaram um período de pandemia no Brasil que foi marcado não apenas por desafios psicológicos, mas também por um necessidade de ganhar dinheiro em jovens empreendedores da periferia,que acabou encontrando essa solução na indústria da moda. Enfrentando adversidades como restrições em um período pandêmico e mudanças nos hábitos de consumo, esses jovens empreendedores têm encontrado maneiras criativas de se destacar: aproveitando o poder das redes sociais e o potencial do planejamento.

Foto:Levi Cruz / Cousins Uprise
 

De acordo com Pesquisa da  Carta de Conjuntura divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2020, os trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos foram os que mais perderam seus empregos no cenário da pandemia no Brasil. Com isso, surgiu-se uma necessidade de reinvenção para que essas pessoas conseguissem se sustentar em períodos turbulentos como os vividos na Pandemia.

Com isso, o número de empreendedores aumentou no mesmo ano em torno de 15%, sendo os jovens destaques nesse aumento. Além de se tornar uma forma para desenvolver a percepção da parte econômica do mundo, também traz uma fonte de renda a essas pessoas. Esse é o caso de Igor Santana, um dos donos e fundadores da Cousins, que falou um pouco sobre a oportunidade que encontrou em sua empresa: “hoje a minha marca de roupa é tudo para mim (...) é o meu “ganha pão”; 80% do que ganho vem da Cousins.”

Foto:Gabriel Massa / Cousins Uprise
 

Além disso, a Cousins é uma marca do estilo streetwear, estilo esse de moda usado nas cidades de forma confortável, que tem influência do Rap e Hip-hop americano e que vem crescendo cada vez mais. 

Ele também falou sobre a marca foi pioneira na capital baiana: “Fizemos 6 meses de planejamento antes do lançamento oficial da marca em janeiro de 2021. Nesse meio tempo fiz estudos e nossa marca foi se não a primeira, foi uma das primeiras a lançar camisas oversized (camisa ou camiseta, que é criada para ter um caimento mais amplo e largo do que o tamanho convencional, proporcionando um estilo relaxado e casual do Streetwear) de uma marca de Salvador” comentou ele.

Dicas para empreender

A possibilidade de empreender está aberta a todos os públicos, independente da idade. Caso tenha gerado interesse para iniciar, é necessário muita cautela e estudo. De acordo com o PHD em economia Alexandre Bertoncello, investir naquilo que você conhece, estudar o setor e observar o rendimento dele são dicas fundamentais para esse planejamento, antes de iniciar. Além disso, a inovação pode ser um fator diferencial.
 

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