Jerônimo Rodrigues participa da 2º edição do Dia do Algodão, em Correntina
Em feira de agricultura familiar, o governador falou sobre geração de empregos, exportação e ampliação do setor
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues falou sobre as expectativas de exportação do algodão, geração de renda e emprego para famílias, na 2º edição do Dia do Algodão, em uma feira de agricultura familiar, na cidade de Correntina, no interior da Bahia, neste sábado (15).
“Eu estou visitando o agronegócio. É uma experiência muito forte, muito intensa, realmente a Bahia e o Brasil não tem dimensão do que significa. Isso aqui é esse mundo de algodão, o mar de plumas é realmente encantador, mas acima de tudo isso é geração de emprego, geração de renda, e meio ambiente”, declarou Jerônimo em entrevista coletiva.
O governador destacou a importância de exportar a matéria prima para fora do Brasil e ressaltou o desafio de ampliar a produção de algodão na Bahia.
“Nós temos capacidade de vender para o mercado interno e para exportar algodão. O nosso desafio aqui é continuar essa ampliação para que a gente possa ocupar o lugar de maior produtora de algodão, mas além da quantidade, também a qualidade. Eu tenho certeza que nós temos o melhor algodão do mundo produzido aqui na Bahia”, disse o governador.
De acordo com Jerônimo, a expectativa é de fazer parceria entre as empresas de tecnologia agrícola e o governo federal para que a exportação aconteça.
“Minha expectativa é de que, com a presença do presidente do Banco do Nordeste [Paulo Câmara], com o presidente do órgão do governo Lula, Jorge Viana, que é responsável pela exportação Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento], nós vamos fazer uma parceria com AIBA [Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia], e com a associação é que cuida dos produtores de algodão que é a Abapa [Associação Bahia dos Produtores de Algodão], pra gente poder divulgar sem mais intensivo nessa imagem que poucos conhecem e que poucos sabem da riqueza que temos aqui”, detalhou o governador.
“Quero parabenizar a capacidade da Abapa em se articular com outros órgãos, com AIBA com o governo federal, o governo estadual, a parceria com as empresas de tecnologia que fazem parte da cadeia do algodão, e naturalmente com os prefeitos do movimento e o um conjunto de estudantes das universidades de diversos cursos. Gostaria de parabenizar a Abapa por proporcionar o Dia do Algodão”, finalizou Jerônimo.