INSS reembolsará R$ 292 milhões a beneficiários após descontos indevidos
Valor será restituído entre maio e junho

Sede do INSS |Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou nesta sexta-feira (09) que irá restituir um total de R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. A quantia refere-se a valores descontados em abril, referentes a contribuições para sindicatos e associações.
Segundo o órgão, os lançamentos já haviam sido processados antes da implementação da medida que suspendeu temporariamente os descontos em folha. Como consequência, mesmo com a suspensão em vigor, parte dos segurados teve os valores deduzidos.
Na próxima terça-feira (13), o INSS começará a enviar notificações para cerca de 9 milhões de beneficiários que, ao longo dos últimos anos, tiveram descontos aplicados diretamente em seus benefícios.
A autarquia também alerta que muitos aposentados podem ter sido vítimas de descontos indevidos. Para reaver os valores, será necessário que os beneficiários informem se autorizaram ou não as cobranças. O procedimento é essencial para viabilizar o reembolso.