NotíciasEconomiaInflação da Região Metropolitana de Salvador chega ao maior índice para fevereiro em nove anos

Inflação da Região Metropolitana de Salvador chega ao maior índice para fevereiro em nove anos

Alimentos e habitação foram os grupos que mais registraram altas

| Autor: Redação/Varela Net
Inflação da Região Metropolitana de Salvador chega ao maior índice para fevereiro em nove anos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, registrou um aumento na inflação da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a qual acelerou em fevereiro e atingiu 1,38%, o maior patamar para o mês em nove anos. Grande parte deste aumento se deu pelos preços dos alimentos, com destaque para o café (18,92%) e os ovos (17,83%). Esses itens foram dos que mais contribuíram para a elevação do custo de vida na região.

Ainda, o relatório mostrou que o grupo habitação teve alta de 5,30%, a maior em quase 30 anos. A energia elétrica subiu 17,38%, o gás de botijão também contribuiu, com aumento de 2,41%. Já o grupo educação subiu 4,64%, puxado pelo reajuste das mensalidades escolares, uma tendência comum em fevereiro. O ensino fundamental teve alta de 7,90%, enquanto o ensino médio subiu 8,77%.
 
O documento também evidenciou que a inflação em Salvador superou a média nacional (1,31%), garantindo o 9º lugar entre as 16 áreas pesquisadas. No acumulado do ano, a RMS já registra alta de 1,76%, acima do índice brasileiro (1,47%). Nos últimos 12 meses, a inflação na região chegou a 5,37%, a 5ª mais alta do país.

Tags

Notícias Relacionadas