Ibovespa bate novo recorde e dólar fecha em leve alta
Número acontece por expectativas de corte de juros no Brasil e flexibilização monetária nos Estados Unidos

Gráfico de ações e notas de dólar |Foto: Reprodução/Freepik
O Ibovespa encerrou a sexta-feira (29) em alta de 0,26% alcançando a marca histórica de 141.422 pontos, superando o recorde anterior de 141.263 pontos registrado em 4 de julho de 2025. O índice acumulou um avanço de 6,28% em agosto com alta semanal de 2,5% e valorização superior a 17,5% no ano. O desempenho foi impulsionado pelas expectativas de afrouxamento monetário do Copom ainda neste ano e por possíveis cortes de juros nos Estados Unidos.
No mercado cambial, o dólar comercial subiu 0,29% ao fechar a R$ 5,42,registrando uma leve valorização, enquanto no mesmo período global a moeda recuava perante outras divisas. Em termos mensais, a divisa acumulou alta de 3,19% em agosto, ainda que tenha apresentado leve queda semanal de 0,07%.
Os ganhos no Ibovespa foram estimulados por fatores internos e externos. No Brasil, investidores apostam que a redução da taxa Selic pode impulsionar o consumo e atrair novos recursos para a Bolsa. Já no cenário internacional, o Federal Reserve indicou sinais de flexibilização da política monetária, o que fortalece ativos de risco em mercados emergentes e eleva o apetite por ações brasileiras.