NotíciasEconomiaHaddad afirma que o mercado financeiro está 'chateado com o sucesso do governo'

Haddad afirma que o mercado financeiro está 'chateado com o sucesso do governo'

Ministro afirmou cortes de bilhões, mas o FMI ainda prevê aumento da dívida pública

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O ministro Fernando Haddad afirmou ao jornal britânico de economia, o Financial Times, que o mercado financeiro está "chateado, porque o governo Lula deu certo". Haddad afirmou que o mercado estava "bastante pessimista" desde a vitória do petista Lula, em 2022, e que até mesmo alguns gestores ativos apostaram contra o governo e perderam bastante dinheiro. 

O ministro defendeu que o governo continua a arrumar as finanças públicas e que cortou R$ 35 bilhões do Orçamento no ano passado. No entanto, o jornal destacou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que a dívida bruta do governo brasileiro irá crescer de 87,6% do PIB no ano passado para 97,6% em 2029.

Questionado se o governo estava controlando o déficit fiscal, o petista pontuou que a pergunta não tem sentido algum e comparou seu cargo com um piloto de Fórmula 1 em uma corrida. "Você não liga para ele e pergunta se tudo está sob controle. Acho que temos uma boa equipe, um bom carro e, quem sabe, talvez até um bom piloto", apontou.

Tags

Notícias Relacionadas