Consumidores não terão aumento na conta de energia em fevereiro
Será mantida bandeira verde até segunda ordem.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que manterá a bandeira verde para a tarifa de energia elétrica em fevereiro, significando que não haverá acréscimo no custo para os consumidores pelo terceiro mês consecutivo. Esta decisão reflete a estabilidade nos custos de geração de energia, favorecida pelos reservatórios das hidrelétricas que estão com altos níveis de água devido ao período chuvoso.
A cor da bandeira é decidida mensalmente com base nos custos de geração de energia avaliados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que determina a melhor estratégia para atender à demanda. Durante os meses chuvosos, como novembro, dezembro e janeiro, o aumento do volume de água nas usinas hidrelétricas diminui a necessidade de uso das termoelétricas, que são mais caras e poluentes devido ao uso de combustíveis fósseis.
Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um aviso aos consumidores sobre a necessidade de economizar energia. Quando a bandeira verde está em vigor, como em fevereiro, não há cobranças extras na conta de luz, refletindo um momento de menores custos de produção de energia elétrica.