Com menos feriados em 2024, economia pode decolar
Prezuízo pode ter queda de 1 bilhão comparado à 2023
Foto: Divulgação / secom / Ricardo Wolffenbuttel
Empresários, empreendedores e lojistas estão confiantes para o ano vindouro. Com mais feriados caindo em dias úteis, é possível que a economia do país em 2024 decole. A previsão de prejuízo deve alcançar somente 27,92 bilhões de reais.
A previsão representa uma pequena queda de 3% comparado ao prejuízo do ano de 2023, que somou 28,99 bilhões de reais. Segundo o Correio, na prática a diferença prepresenta 1 bilhão de reais, que é importante em um cenário em que a economia brasileira ainda está se restabelecendo após a pandemia.
O estudo foi produzido usando dados do IBGE, considerado principalmente o varejo brasileiro, que também inclui venda de materiais de construção e de automóveis. Segundo Fábio Bentes, economista que encabeçou o estudo, cada feriado representa uma queda de cerca de 1,29% na rentabilidade do comércio naquele dia.
Ainda de acordo com o economista, lojistas terão o prejuízo ainda maior se decidirem abrir seus estabelecimentos durante os feriados. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse prejuízo pode ser de até 40%.