Brasil deverá crescer aproximadamente 2,2% segundo o Banco Mundial
O crescimento econômico global está crescendo aproximadamente 2,7%

Foto: Reprodução/Freepik
A economia brasileira deve crescer 2,2% em 2025, segundo o relatório Perspectivas Econômicas Globais do Banco Mundial, divulgado nesta quinta-feira (16). O documento também aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve fechar 2024 em 3,2% e atingir 2,3% em 2026. O crescimento econômico global deve se manter em 2,7% nos próximos dois anos, enquanto os países em desenvolvimento devem crescer 4%.
O Banco Mundial destaca que os países em desenvolvimento, como o Brasil, enfrentarão desafios para acompanhar o crescimento das economias avançadas. As altas taxas de juros no Brasil e no México, bem como a desaceleração da demanda da China, são fatores que pesam sobre as exportações. A Guiana se destaca com um crescimento projetado de 12,3% devido à exploração de petróleo.
O relatório prevê que o crescimento econômico da América Latina e Caribe se intensifique, chegando a 2,5% em 2025 e 2,6% em 2026, com a normalização das taxas de juros e a queda da inflação. No caso do Brasil, o Banco Mundial estima que o crescimento desacelere para 2,2% nos próximos anos, refletindo políticas monetárias restritivas e um apoio fiscal limitado.