NotíciasEconomiaBanco Central eleva taxa Selic para 12,25% ao ano

Banco Central eleva taxa Selic para 12,25% ao ano

Copom anuncia alta da taxa Selic e prevê novo aumento, que pode levar taxa a 14,25% no primeiro trimestre de 2025

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Rafastock/Shutterstock/reprodução

Nesta quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reuniu para definir os rumos da economia em 2025. Após decisão unânime entre os nove membros do comitê, a taxa Selic foi elevada para 12,25% ao ano.

Em 2024, os juros subiram 1 ponto percentual, surpreendendo o mercado, que já esperava um aumento, mas apostava que ele seria de 0,75 ponto. Esse ajuste representou o maior aperto monetário desde 2022, quando a taxa subiu 1,5 ponto percentual.

A decisão foi tomada em meio à depreciação do câmbio e ao agravamento das expectativas inflacionárias, que se intensificaram após a apresentação do pacote fiscal e da reforma do Imposto de Renda (IR) pelo governo, no final de novembro.

“O cenário mais recente é marcado pela desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, dinamismo acima do esperado na atividade econômica e maior abertura do hiato do produto, o que exige uma política monetária ainda mais contracionista”, apontou o Banco Central.

Em nota, o Banco Central abordou possíveis mudanças para 2025:
“A magnitude total do ciclo de aperto monetário será determinada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, afirmou o BC.

O Comitê também prevê um aumento de 1 ponto percentual nas próximas duas reuniões, em janeiro e março de 2025. Caso essa previsão se concretize, ao final do primeiro trimestre de 2025, os juros poderão atingir 14,25% ao ano.

Tags

Notícias Relacionadas