NotíciasEconomiaAzeite de oliva extra virgem sobre preço em até 80% no Brasil neste ano

Azeite de oliva extra virgem sobre preço em até 80% no Brasil neste ano

Produto sofreu aumento durante todo o ano de 2023

| Autor: Redação

Foto: Istock

Nos últimos meses o azeite de oliva vem tendo uma alta no seu preço em supermercados brasileiros, ele acumula um aumento de até 80% nas importações no último ano. Essencial para preparar diversos pratos e temperar saladas, o alto preço do azeite tem dado dor de cabeça para o brasileiro. 

O desafio começou em 2022, quando a Europa enfrentou períodos de seca e calor extremo, condições climáticas desfavoráveis para o cultivo de azeitonas.

As oliveiras requerem, no mínimo, temperaturas que oscilem entre 8ºC e 10ºC durante o período de floração. Contudo, o calor excepcional afetou consideravelmente países como Espanha, Itália e França, que respondem por mais de 60% da produção global desse apreciado produto.

Devido ao impacto climático, muitos produtores experimentaram perdas de até 20% nas colheitas programadas para serem comercializadas em 2023, resultando em uma redução inesperada nos volumes destinados à exportação.

Juliana La Pastina, empresária à frente da importadora World Wine, observou uma diminuição na oferta de garrafas disponíveis no mercado. Como resultado, o azeite de oliva virgem teve um aumento de 69%, enquanto os rótulos extra virgens registraram um acréscimo de 80% entre novembro de 2022 e 2023. Nas lojas físicas ou online, as garrafas de 500 ml agora custam a partir de R$ 74,40.

Com o encarecimento do azeite importado, os consumidores voltam sua atenção para opções nacionais, as quais também têm impacto no orçamento. Somente entre janeiro e novembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma variação acumulada de até 33%.

A dependência do mercado externo deverá diminuir para o Brasil nos próximos anos, à medida que a produção de oliveiras se populariza, especialmente na região sul do país. Nesse cenário, 12 rótulos produzidos localmente foram destacados entre os 500 melhores do mundo pelo guia Flos Olei 2024, um dos mais respeitados da categoria.

Tags

Notícias Relacionadas