Após encontro de Lula com Trump, dólar recua e Ibovespa bate recorde
Moeda americana cai para R$ 5,38, enquanto índice da bolsa brasileira ultrapassa 147 mil pontos

Notas de dólar |Foto: Reprodução/Freepik
Nesta segunda-feira (27), o real registrou leve valorização frente ao dólar. A moeda americana caiu cerca de 0,18%, cotada em torno de R$ 5,3823 por volta das 11h30. Paralelamente, o principal índice da bolsa brasileira (Ibovespa) registrou nova máxima histórica, chegando a 147.977 pontos por volta das 10h20, impulsionado pelo otimismo do mercado com a perspectiva de avanço nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.
Tais movimentações refletem um cenário de maior apetite por risco entre os investidores, sustentado também pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed) promova cortes na taxa de juros dos EUA — o que tende a aumentar os fluxos para mercados emergentes como o Brasil.
O movimento indica um momento favorável para ativos domésticos, com o real se valorizando levemente e a bolsa batendo recordes. No entanto, especialistas apontam que o cenário ainda exige cautela, pois o ambiente externo continua incerto e eventos como decisões de política monetária e acordos internacionais podem mudar o rumo com rapidez.


