NotíciasCidadeVocê é a favor ou contra do porte de armas para mulheres?

Você é a favor ou contra do porte de armas para mulheres?

FALA POVO: O Varela Net foi às ruas para saber o que as soteropolitanas pensam sobre o tema, se apoiam ou não e o porquê de suas opiniões

| Autor: Andreza Oliveira*

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Deputados deu parecer favorável a um projeto de lei que autoriza o porte de arma de fogo para mulheres com medida protetiva decretada por ordem judicial. A proposta é do deputado bolsonarista Sanderson (PSL-RS).

No texto, apresentado por ele em 2019, o parlamentar justifica a proposta apontando crescimento no índice de violência contra a mulher, "ultrapassando a marca de 68 mil casos noticiados em 2018".

O Varela Net foi às ruas para saber o que as mulheres pensam sobre o tema, se apoiam ou não e o porquê dessa opinião. 

A diarista Selma Gomes, de 52 anos, diz apoiar a ideia. "É uma, boa, né? Porque pelo menos tem como nós, mulheres, nos defender de certos elementos, como de marido,  parceiro, qualquer uma outra pessoa. Eu apoio, sim, com certeza" , opinou.

Já a estudante Ingrid Laiana, de 23 anos, disse discordar da proposição."Não acho interessante o porte de arma. Sei que a mulher precisa, sim, de uma segurança. Mas porte de arma não seria adequado. Até porque a violência vai aumentar demais. Qualquer coisa hoje é motivo pra ter algum acidente ou levar à morte. Acho que o porte de arma levaria ámorte de uma pessoa. A mulher precisa de uma segurança, mas uma segurança com a intervenção do Estado", respondeu.

A ambulante Jucilene Ventura, de 47 anos, relatou ser contra a liberação pelo fato de já existir muita violência dentro dos lares. Para ele, tal flexibilização pode aumentar ainda mais os casos. "Eu sou contra, não vou mentir. É muita violência. Os casais não se respeitam mais. Aí com arma vai ser pior. É o que eu acho, né?”

Confira o vídeo do Fala, Povo!

Vale lembrar que o porte é a possibilidade de circulação com a arma de fogo fora de casa ou do trabalho, enquanto a posse permite ao cidadão manter a arma exclusivamente no dentri da residência ou no local de atuação. É permitido para agentes de segurança, quem demonstra a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física e a pessoas que atendem as seguintes exigências:

- ter idade mínima de 25 anos;

- declarar a necessidade de possuir arma de fogo, comprovar idoneidade;

- apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;

- comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo;

- apresentar documentação de propriedade de arma de fogo, bem como o seu devido registro no órgão competente. 

Sob supervisão do editor Alexandre Santos*

Tags

Notícias Relacionadas