VÍDEO: banhista denuncia mata-leão de guarda em ambulante na Barra
Homem caiu ao chão após ser imobilizado por agente com a utilização da arma de choque
Foto: Domingos Junnior / Varela Net
Agentes da Guarda Municipal de Salvador foram denunciados após uma abordagem, considerada violenta por banhistas, contra um ambulante na orla da Barra, em Salvador, na tarde de segunda-feira (1).
Um vídeo gravado por um banhista está circulando nas redes sociais onde mostra o momento em que um dos agentes envolvidos na abordagem dá um “mata-leão” no ambulante. Em seguida, é possível ver o homem caindo ao chão após ser imobilizado pelo guarda municipal com a utilização da arma de choque.
Ainda no registro, banhistas tentam conversar com os agentes e demonstram revolta com a ação. Testemunhas contaram que os guardas agrediram o ambulante quando ele tentava evitar a apreensão das bebidas que ele comercializava no local.
“Os agentes o agarraram, deram uma chave de pescoço e aí o pessoal começou a chegar para tentar evitar a agressão, já que o ambulante estava apenas trabalhando”, contaram ao G1 Bahia.
"Também deram choque nele. A mulher do rapaz chegou lá bem desesperada e eles empurraram ela. Foi uma situação catastrófica", pontuou a testemunha.
Após o registro viralizar na web, a Guarda Municipal de Salvador se manifestou sobre o assunto e informou em nota que os agentes foram ameaçados por um vendedor ambulante que trabalhava de forma ilegal na Barra. Ele ainda pontuaram que o envolvido foi orientado sobre a impossibilidade de permanência no local e que tal atitude acabaria com apreensão das mercadorias.
Em outro trecho, a Guarda Municipal informou que o ambulante ficou agressivo com a equipe e lançou o carro com as bebidas, conhecido como prancha, contra a Guarda Civil. Ainda segundo a GCM, foi necessára a utilização de força para imobilização e contenção do vendedor, que foi encaminhado para a delegacia no bairro.
Confira o vídeo