Vereador propõe projeto lei que dá nome de Alaíde do Feijão a rua
Rua das Laranjeiras, no Centro Histórico de Salvador, pode passar a ser Rua Alaíde do Feijão

Foto: Reprodução/Instagram
A rua onde fica o restaurante da figura baiana Alaíde do Feijão pode passar a ter o nome da cozinheira e agitadora cultural. O projeto de lei foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e propõe que a Rua das Laranjeiras, no Centro histórico de Salvador, vire Rua Alaíde do Feijão.
De acordo com o vereador, Alaíde merece a homenagem, pois faz parte da história de Salvador. "É uma homenagem justa, gostaria que pudéssemos fazer isso com ela em vida. Se conseguir emplacar esse projeto, Alaíde não será lembrada apenas pelos quitutes: as pessoas passarão ali, turistas, e pergutarão 'quem era Alaíde do Feijão?' e, assim, a gente vai poder contar um pouco da história dessa grande mulher, que foi vó, mãe, amiga, parceira...", afirma.
Alaíde foi uma figura importantíssima da cultura baiana. Conhecida como "Alaíde do Feijão", a cozinheira herdou da mãe, Maria das Neves, os talentos culinários. A baiana abriu seu primeiro restaurante no Centro Histórico, em 1993. Em 2015, mudou-se da Ladeira da Ordem Terceira de São Francisco, para a Rua das Laranjeiras, transformando o seu antigo endereço em um Centro Cultural.
Luís Carlos ressalta que a história da cidade é marcada por diversas figuras e Alaíde é uma delas. "A historia não foi marcada só pelas grandes figuras políticas que aparecem nos jornais, mas também por essas figuras que dedicaram o seu tempo a amamentar e alimentar quem passava pedindo comida. Ela é uma das guerreiras contemporâneas, faz parte da fileira de heroínas, como Luísa Mahin, Dandara e todas as mulheres negras que moram na periferia e trabalham duro todos os dias", finaliza.