Vereador denuncia abate de animais no CIA; prática tem gerado mau cheiro
Tiago Ferreira (PT) divulgou vídeo nas redes sociais mostrando as cenas; fiscalização cabe ao Ministério do Meio Ambiente
Foto: Reprodução / Instagram
A ação de uma empresa localizada no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem causado revolta e desconforto nos moradores dos bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de Valéria: a denúncia é de que animais estariam sendo abatidos no local.
O abate tem gerado forte odor e ânsia de vômito nas pessoas que vivem na região. Nas redes sociais, o vereador Tiago Ferreira (PT) divulgou um vídeo do lado externo da empresa, conhecida como Cabra Forte, antiga Frimasa. Para o Varela Net, o edil explicou o caso e afirmou ter tomado as primeiras medidas acerca da situação.
"Aquela empresa, ela queima restos mortais de animais e joga o mau cheiro para grande parte do Subúrbio Ferroviário [...] parei a caminhonete ao lado e, de fora, filmei com o celular a parte interna, com vários animais", contou Tiago Ferreira.
O vereador e sua equipe ainda flagraram alguns animais na fila do abate. Ele diz ter pedido ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para articular uma reunião junto à Prefeitura de Simões Filho, onde fica a empresa, para tratar do tema. Tiago também afirma que, apesar das vistorias feitas, o lugar só pode ser fiscalizado pelo Ministério do Meio Ambiente.
"Vários jegues e animais, me parecem que para serem abatidos e, uma equipe de trabalhadores colocando os materiais para a queima [...] Fizemos vistorias em outras empresas próximas, mas aquela empresa só pode ser fiscalizada pelo Ministério do Ambiente. Então, eu pedi ao meu advogado para fazer uma denúncia ao Ministério. Além disso, pedi ao prefeito Bruno Reis que articulasse uma reunião com o prefeito de Simões Filho, visto que a empresa é de Simões Filho, e aguardamos essa agenda com o prefeito, para tratar da posição que a Prefeitura Municipal de Simões Filho vai dar com relação a essa empresa, que ela deu concessão para funcionar, mas está prejudicando o município de Salvador", contou.
O legislador, em primeiro mandato, pontuou que apesar das reclamações, nenhuma providência foi tomada. Questionado sobre a posição da empresa, Tiago disse que ela ainda não se manifestou publicamente até o momento.
"Ninguém toma uma providência, já tem muito tempo que promovem essa agressão ao meio ambiente. Espero que ela seja autuada e entre em uma condição que não prejudique a população [...] Não, ainda não (Se manifestou sobre o assunto). Uma outra turma foi lá à noite e identificou, de fato, que o mau cheiro é promovido por eles. Eu já fiz, inclusive, pronunciamento na Câmara Municipal e já falei com o prefeito", afirmou o vereador.
Confira o vídeo: