UPA Barris é condecorada pela Central Estadual de Transplantes
UPA dos Barris é condecorada pelo esforço em aumentar o número de doação de órgãos

Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (27), é comemorado o dia nacional da conscientização para a doação de órgãos, e a UPA dos Barris foi condecorada pela Central Estadual de Transplanteses, pelo esforço na campanha.
O número de doadores e órgãos caiu muito durante a pandemia de COVID-19, e hoje os dados de pacientes da lista de espera por doadores passam dos 40 mil por todo o país, por isso é importante entender a importância do esforço para aumentar os números de doadores.
Embora haja mais procura do que oferta, 2023 já passou o recorde do ano anterior, já somando 4.300 transplantes neste ano, um aumento de 16% em relação a 2022. Segundo um levantamento, 92% dos pacientes na lista de espera precisam de rins.
Uma das causas de falta de doadores é o desconhecimento da necessidade dela, aponta Renato Honorato Barros, médico membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
“Nós temos 43% das famílias que recusam a doação [...] talvez por não compreensão de todo o processo da doação e dúvidas que realmente possam ocorrer nesta situação.”