NotíciasCidadeTreze automóveis são retirados das ruas de Salvador na Operação Sucata Zero

Treze automóveis são retirados das ruas de Salvador na Operação Sucata Zero

Ação da prefeitura de Salvador foi retomada na terça-feira (18) e teve foco na Via Regional e na Avenida Aliomar Baleeiro

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom

Com a remoção de 13 sucatas de automóveis de vias públicas de Salvador, majoritariamente na Via Regional e na Avenida Aliomar Baleeiro, a Operação Sucata Zero retomou as atividades em 2022 nesta terça-feira (18). A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

“Sucata na rua é um risco para a saúde pública, sobretudo para as crianças, que brincam por perto. Isso porque o material abriga focos de dengue, roedores e outros transmissores de doenças. É risco também para a segurança pública porque serve de esconderijo para meliantes. Além disso, a remoção das sucatas é um ganho para a limpeza, a beleza e o bom uso do solo da cidade”, explicou Belchior da Natividade, encarregado de fiscalização da Semop.

As localidades mais denunciadas por concentração de sucatas são a Avenida Suburbana, o bairro de Mussurunga e as já citadas Via Regional e Avenida Aliomar Baleeiro – também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto. Natividade disse ainda que a meta da operação para 2022 é recolher 600 sucatas das ruas da capital baiana.

A lojista Milene Souza, 45 anos, presenciou o recolhimento de um veículo abandonado em frente ao local de trabalho e aprovou a operação. “Eu acho uma boa porque, pelo menos, deixa a rua mais limpa e nos livra dos mosquitos. Espero que esse trabalho seja ainda mais forte, inclusive com a colaboração das pessoas, porque, infelizmente, ainda temos muitas sucatas espalhadas na cidade”, avaliou.

Solicitação 
Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do site www.falasalvador.ba.gov.br ou ligando para o Fala Salvador, no número 156.   

Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do automóvel abandonado para que faça a remoção, num prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo.

O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.

Tags

Notícias Relacionadas